Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/GO empossa Coordenadores dos Núcleos Cooperativos

01/09/2020
whatsapp-image-2020-09-01-at-16-1813816.jpeg


O Sistema OCB/GO realizou nesta terça-feira (01/09) a posse dos coordenadores dos cinco núcleos regionais do cooperativismo goiano, que terão a missão de colaborarem com a integração e o fortalecimento das cooperativas no Estado. A solenidade, realizada de forma remota, contou com as presenças de lideranças do setor, além do secretário estadual da Retomada, César Moura (representando também o governador Ronaldo Caiado), do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Lissauer Vieira e do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, entre outras autoridades.  

O governo estadual anunciou em primeira mão durante a solenidade o seu projeto de implantar, na Universidade Estadual de Goiás, o mestrado em Cooperativismo, com o objetivo de capacitar os profissionais do setor que atuam no Estado. “Já temos, na Secretaria da Retomada, as gerências do cooperativismo e a de áreas vulneráveis. Vamos também solicitar para a UEG a criação de um mestrado para o cooperativismo. Acreditamos na força do setor para superarmos a atual crise econômica de forma ampla e mais igualitária”, afirmou o secretário estadual César Moura. O representante do governo de Goiás também parabenizou a iniciativa de descentralizar a gestão da OCB/GO no Estado. 

Presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira colocou o Legislativo à disposição dos núcleos regionais da OCB/GO para realizar parcerias que objetivem o fortalecimento do cooperativismo goiano. “Temos pouco mais de 200 cooperativas no Estado, mas há espaço para o setor crescer muito mais. Já atuamos neste ano em algumas frentes com a OCB/GO, especialmente para atender demandas das cooperativas que mais sofreram impactos com a pandemia, mas nosso objetivo é criar uma nova dinâmica para os trabalhos na Assembleia da Frente Parlamentar do Cooperativismo”, disse. O deputado frisou que os núcleos regionais vão dar uma nova dinâmica às ações da OCB/GO e, com isto, fortalecer todo o cooperativismo em Goiás.

Os coordenadores dos núcleos regionais da OCB/GO empossados nesta terça-feira foram: João Batista Machado (Núcleo Sul), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste), Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste), Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF) e José Renato Almeida (Núcleo Norte). Nesta primeira etapa, os núcleos vão contemplar 115 cooperativas que atuam em diversos segmentos, como financeiro, agronegócio, transportes, saúde, entre outros. Farão o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.

“O principal objetivo é fortalecer e fomentar o cooperativismo em todas as regiões do Estado. Os coordenadores vão gerenciar as demandas das cooperativas e organizar ações e benefícios do Sistema OCB/GO, para que esteja mais presente em todo Goiás, gerando mais benefícios para os cooperados e para a comunidade em geral”, afirmou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. O presidente também destacou as parcerias com o Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa. “Estas parcerias serão fundamentais para atendermos as demandas do nosso setor e para também trabalharmos juntos para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, enfatizou.

Bandeiras

Entre os benefícios com a implantação dos núcleos regionais, se destacam: maior proximidade entre o Sistema OCB/GO as cooperativas, que passam a ter acesso aos cursos e treinamentos em sua região, sem a necessidade de se deslocarem a capital; ampliação do relacionamento dos diversos segmentos de cooperativas; integração, por meio de encontros, de maior número de lideranças; implantação de projetos e programas que potencializem economicamente as cooperativas, tornando-as fortes e competitivas no mercado; intercâmbio de experiências e procedimentos técnicos. “Vamos realizar este trabalho em parceria com todas as cooperativas. O cooperativismo foi o divisor de águas para a economia da nossa região, mas temos muitos desafios para fortalecer e desenvolver o setor em Goiás”, afirmou o coordenador do Núcleo Sul, João Batista Machado.

“Existem pelo menos 45 cooperativas na nossa região que ainda não são associadas à OCB/GO, o que demonstra o trabalho que precisamos realizar para fortalecer o cooperativismo em Goiás”, frisou o coordenador do Núcleo Sudoeste, Marcelo Ferreira.

Para o coordenador do Núcleo Noroeste, Pedro Barbosa, a descentralização da gestão vai otimizar a atuação do Sistema OCB/GO em todo o Estado, fortalecendo ainda mais as cooperativas associadas ou que ainda não são.

“Temos muito trabalho para desenvolver, como na área tributária e para fortalecer os negócios entre as cooperativas, além de aumentarmos a capacitação dos nossos cooperados”, frisou o coordenador do Núcleo Nordeste e Entorno do Distrito Federal, Pedro Caldas.

“Vamos trabalhar melhor também a imagem do cooperativismo goiano. Vamos levar a nossa bandeira para todas as regiões de Goiás”, disse o coordenador do Núcleo Norte, José Renato Almeida.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: