Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/GO faz parceria com a Comurg para recolher lixo flutuante no Rio Meia Ponte

26/05/2022
design-sem-nome-13-134121319.png


O superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Júnior, reuniu-se nesta quinta-feira (26/05) com o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alison Silva Borges, para tratar de parceria entre o Sistema OCB/GO e a companhia para a coleta e destinação adequada dos resíduos flutuantes que serão recolhidos de duas ecobarreiras no Rio Meia Ponte, na Região Metropolitana de Goiânia, a partir do início do mês de junho. A instalação dos dispositivos no leito do rio faz parte do leque de ações de preservação e educação ambiental do Dia C Goiás 2022 (Dia de Cooperar). 

A largada das ações ambientais do Dia C Goiás 2022 será dada no dia 29 de maio, na parte da manhã, com uma expedição pelo Rio Meia Ponte, a partir da cidade de Inhumas. A jornada será feita em dois barcos, explica Luiz Roberto Botosso Júnior, chefe da expedição, e servirá para registrar aspectos da fauna e da flora, entre outras características do manancial que tem importância fundamental no abastecimento de água para a cidade de Goiânia. O objetivo, segundo Luiz Roberto Botosso, que é também arquiteto, urbanista e ambientalista, é conscientizar a população sobre a necessidade de preservar nossas riquezas naturais.

“Este é um projeto de grande importância socioambiental. Se as pessoas abraçarem essa ideia, ganharemos em qualidade de vida na nossa cidade e colheremos frutos que vão estimular o estabelecimento de outras parcerias em benefício do nosso meio ambiente”, afirmou Alison Silva Borges, presidente da Comurg. Jubrair Gomes também ressaltou a importância de preservar o Rio Meia Ponte e outros mananciais e áreas verdes da região Metropolitana de Goiânia. “Parcerias como a que estabelecemos com a Comurg têm a capacidade de diminuir o impacto da poluição no manancial e despertar a sociedade para a necessidade de cuidarmos com a atenção que o nosso meio ambiente merece”, destacou.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira explica que a sustentabilidade ambiental é um tema de grande relevância para o cooperativismo. “Esse tema, além de estar em consonância com o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, traz resultados econômicos às cooperativas que aderirem à campanha. A população tem dado preferência a empresas, produtos e serviços que tenham alguma conexão com ações de preservação do meio ambiente”, ressalta o dirigente.

Outras ações

A campanha Dia de Cooperar 2022 (Dia C Goiás), que traz o meio ambiente como tema, foi lançada no dia 26 de abril. O objetivo é envolver as cooperativas em diversas ações ambientais, a exemplo da recuperação de nascentes, recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos e plantio de mudas em parques municipais e margens de rios e córregos, para a restauração da vegetação em áreas degradadas. As ações são patrocinadas pelo Sistema OCB/GO, Sistema Unimed e Sistema Sicoob.

Neste ano, as celebrações do DIA C Goiás começam em Goiânia, no dia 2 de julho, no Jardim Botânico. Em seguida a campanha torna-se itinerante, estará presente nas cinco regiões dos Núcleos Regionais Cooperativos do Sistema OCB/GO, sempre com um evento de celebração e a entrega de uma ação ambiental para as cidades-sedes.


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: