Sistema OCB/GO inicia parceria com IMB para ampliar dados e fomentar desenvolvimento do cooperativismo
05/05/2021
O Sistema OCB/GO está iniciando uma parceria com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), para ampliar e aprofundar a base de informações e conhecimento sobre o cooperativismo goiano. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Retomada, que já é parceira do Sistema e que terá papel importante na utilização conjunta dos dados, para a elaboração de políticas públicas e programas que envolvam ainda mais o cooperativismo nos projetos de desenvolvimento de Goiás.
Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (5/04) entre representantes das três instituições, já foram definidos os primeiros passos para a construção do plano de trabalho. A previsão é de que, até o fim do mês de maio, os economistas do Sistema OCB/GO e profissionais do instituto estejam alinhados para iniciarem os estudos.
O reforço no levantamento de dados e a experiência agregada pelo IMB vão aperfeiçoar o Censo do Cooperativismo Goiano, que já é produzido pela OCB/GO há 15 anos. O projeto deve ampliar o conhecimento e a capacidade de análise sobre o modelo de negócio cooperativista. Além disso, deve subsidiar tanto as cooperativas como o setor público na tomada de decisões e nas estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo e do Estado.
Para o coordenador de Cooperativismo da OCB/GO, Daniel Cavalier, a expectativa é de que a parceria resolva problemas encontrados atualmente na coleta de dados com as cooperativas. "A ampliação das informações será importante para nos subsidiar na representação política e institucional, e na elaboração de projetos e serviços que atendam de forma ainda melhor às expectativas das cooperativas. É uma oportunidade para apresentar, ao público cooperativista e aos demais atores da sociedade, a força e o impacto socioeconômico do nosso modelo de negócios", completa.
Além de Cavalier, estiveram na reunião o economista Guilherme Resende (IMB), a gerente de Cooperativismo, Rhaquel Liegem, Raissa Rodrigues e Suellen Couto (Retomada), Antoniele D'Lean, Fernando Oliveira, Gracielle Carvalhaes, Lídia Borges e Suleima Santos (Sistema OCB/GO).
Parceiros
Hoje, o Sistema OCB/GO e a Secretaria da Retomada já são parceiros no programa Coopera Goiás, para promover e acelerar a recuperação econômica do Estado, no qual está inserido o projeto Incubacoop Goiás, para incubação e aceleração de cooperativas.