Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/GO registra mais coops em 2021

25/03/2021
whatsapp-image-2021-03-17-at-13-31411310.jpeg


O movimento cooperativista goiano não para de crescer. O ano de 2021 até agora tem sido marcado pela chegada de novas cooperativas ao Sistema OCB/GO. De janeiro até março, seis novas coops realizaram o registro junto à Casa do Cooperativismo Goiano. Elas representam ramos distintos, como Consumo, Transporte, Agropecuário e Saúde e prova que o modelo de negócio cooperativista ganha notoriedade mesmo em momentos de crise econômica.  

A chegada de novas cooperativas ao Sistema OCB/GO é resultado de um trabalho de aproximação da entidade e que envolve toda a equipe de sua Gerência de Cooperativismo. De acordo com o coordenador da área, Daniel Cavalier, essa é uma ação alinhada com a estratégia do conselho de administração da OCB/GO, que tem o objetivo de aumentar o número de cooperativas registradas e reforçar a aproximação. “Ideia é fazer com que elas entendam nossa missão de promover o desenvolvimento das cooperativas, na parte de representação política e sindical, capacitação”, explica.

A aproximação do Sistema OCB/GO com novas cooperativas também já é fruto da parceria entre a entidade e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Por meio de uma lista de cooperativas inscritas na Juceg, a equipe do Sistema OCB/GO faz um trabalho para descobrir quais delas estão ativas. A partir dessas informações, é feito um contato para apresentar o Sistema OCB/GO para essas empresas inscritas na Juceg como cooperativas. “Muitas nem sabem que existe uma entidade que representa as cooperativas, capacita”, aponta Daniel.

A parceria com a Secretaria Estadual da Retomada também tem aberto o caminho para que novas cooperativas cheguem ao Sistema OCB/GO. “Grupos interessados em criar uma cooperativa buscam apoio da secretaria e a entidade encaminha ao Sistema OCB/GO”, explica Daniel.

Incubacoop Goiás

Para oferecer mais e melhores condições de começar um negócio cooperativo, o Sistema OCB/GO também criou o Incubacoop Goiás (Programa de Incubação de Cooperativas). Aquelas que aderirem ao programa, ou seja, as cooperativas incubadas, poderão usufruir por até um ano de um espaço físico contendo mesa e cadeira, com direito a uso de internet, energia elétrica, água e climatização. Em contrapartida, as coops devem assinar o compromisso de se registrarem e se filiarem à OCB/GO, além pagar um valor simbólico de R$ 150 mensais, para custeio do condomínio do Edifício Goiás Cooperativo. 

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirma que essa é uma oportunidade de dar apoio e estímulo à formação de novas cooperativas. “Para além do diferencial do nosso modelo de negócios, queremos dar, às sociedades cooperativas iniciantes, mais chances de crescerem e amadurecerem de forma sustentável. Afinal, estaremos na retaguarda, com serviços importantes para que elas se aperfeiçoem e possam se desenvolver no negócio, além de se fortalecerem perante o mercado”, aponta.

Conheça as novas cooperativas registradas em 2021:

COPAVIP (Cooperativa de Consumo dos Avicultores de Palmeiras de Goiás e Região)

Onde fica: Palmeiras de Goiás
Ramo: Consumo
Atividade principal: Compra de Insumos, maquinários e equipamentos agrícolas

GBTEN (Cooperativa dos Transportadores de Brasília e Entorno)

Onde fica: Luziânia
Ramo: Transporte
Atividade principal: Presta serviços a terceiros, congregando transportadores de cargas. Realiza a captação e organiza contratos para seus cooperados.

Aquibrava (Cooperativa Aquicola Cana Brava)

Onde fica: Minaçu
Ramo: Agropecuário
Atividade principal: Criação de peixe de água doce, apoio a aquicultura, fabricação de conservas de peixes, peixaria e comércio atacadista de pescados. 

Cartago (Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estado de Goiás)

Onde fica: Aparecida de Goiânia
Ramo: Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Atividade principal: Artes em madeira, MDF, tecidos, metais, vidro, palhas, fibras, folhas, cabaças, plásticos, argila, areia, resinas, quadros, reciclados, miniaturas bovinas, vasos artesanais, panelas de barro e outros.

CoopGo (Cooperativa de Transporte de Passageiros Privado)

Onde fica: Goiânia
Ramo: Transporte
Atividade principal: Serviço de transporte de passageiros – locação e automóveis com  motorista. Inicialmente a cooperativa vai prestar serviço de convênios e, futuramente, lançar o próprio aplicativo de transporte individual de passageiros.

Saluscoop (Cooperativa de Trabalho Salus de Profissionais da Área da Saúde)

Onde fica: Anápolis
Ramo: Saúde
Atividade principal: Prestação de serviços de multiprofissionais especializados na área da saúde

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: