Notícias

Sistema OCB orienta participao de cooperativas nas eleies

06/09/2016
mockup-livro-quadrado-157101619-773150.jpg

 

No próximo dia 2 de outubro, ou seja, daqui a menos de um mês, mais de 144 milhões de eleitores, a maioria com idade entre 30 e 34 anos, deverão, por meio do voto consciente, escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores em 5.568 municípios. E, objetivando contribuir com os cooperados brasileiros que vão escolher seus representantes políticos, o Sistema OCB editou a versão 2016 da cartilha Cooperativismo e Eleições, focada no processo eleitoral dos municípios do País.

A cartilha esclarece dúvidas e apresenta dicas para os eleitores, além de atualizar as regras estabelecidas pela legislação eleitoral. Por exemplo, para estas eleições o Supremo Tribunal Federal proibiu o financiamento empresarial às campanhas eleitorais, quer seja para candidatos ou para partidos políticos. Assim, as pessoas jurídicas, inclusive as sociedades cooperativistas, estão proibidas de realizarem doações, sob qualquer forma, para campanhas eleitorais. No entanto, os cooperados, enquanto pessoas físicas, podem doar até 10% de sua renda bruta do exercício anterior, ano de 2015.  

O material já foi enviado às 6,8 mil cooperativas brasileiras, mas também pode ser consultado eletronicamente. Para isso, basta clicar aqui.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: