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Sistema OCB/SESCOOP-GO e Seduc fazem nova reunião sobre inclusão do cooperativismo nas escolas

07/08/2019
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A inserção do cooperativismo nas escolas da rede estadual de ensino em Goiás vai se tornando cada vez mais uma realidade. Nesta quarta-feira (7), foi realizada uma nova reunião entre representantes do Sistema OCB/SESCOOP-GO e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com o objetivo de encontrar uma estratégia para a implantação do projeto e pontuar a contribuição da Casa do Cooperativismo Goiano.

Em julho, o tema já havia sido abordado em uma primeira reunião. De acordo com a subsecretária de Governança Educacional da Seduc, Rita de Cássia Ferreira, que participou dos dois encontros, o momento agora é de formatar o modelo em que o tema cooperativismo será inserido na grade curricular. “Estamos formatando as propostas. Não temos algo definido ainda. Mas temos certeza que a parceria vai ser firmada e vamos levar para dentro das escolas”, afirmou. 

Rita adianta que, inicialmente, a ideia não é criar uma nova disciplina de cooperativismo, ao lado de outras como matemática e português, mas abordar o assunto de forma transversal.  “Pensamos em trabalhar dentro de outras disciplinas, em projetos extracurriculares”, conta. 

A subsecretária de Governança Educacional da Seduc afirma que, hoje, é preciso realizar uma formação dos professores que vão trabalhar com o assunto nas escolas. E, nesse ponto, segundo ela, a participação do Sistema OCB/SESCOOP-GO será fundamental. “A expertise da entidade nesse assunto será muito importante, contamos com ela. Os professores, ao saírem das universidades, não trazem esse conhecimento sobre o cooperativismo de forma tão didática. E o material que o SESCOOP/GO já tem vai ajudar muito nesse sentido”, comenta. 

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, participou da reunião e acredita que a entidade pode colaborar, fornecendo conteúdo e treinamento de professores. “Se tiver um viés também de incentivar cooperativas-mirins, podemos passar para os professores tudo o que diz respeito à criação de uma cooperativa”, acrescenta.

Luís Alberto acredita que o projeto de levar o cooperativismo para as escolas também é importante para que a filosofia e a cultura desse modelo de negócio sigam vivas e cada vez mais fortes. “Podemos garantir o futuro do cooperativismo e também melhorar a vida da comunidade ali ao redor. Essas crianças serão promotoras da cultura da cooperação e do desenvolvimento local”, argumenta.



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