Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/SESCOOP-GO empossa embaixadores durante lançamento do projeto

27/03/2018
dsc-0163-1517186.JPG

Um time de embaixadores do Dia de Cooperar (Dia C Goiás), que vão estar na linha de frente dos projetos de responsabilidade social nas suas cooperativas, foi empossado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, na manhã de sexta-feira (23), durante o lançamento estadual do programa. Vinte cooperativas goianas estiveram representadas no evento, realizado no auditório do Edifício Goiás Cooperativo. São eles que vão conduzir o planejamento das ações estruturadas de voluntariado durante a campanha, além de fazer o engajamento do público e da comunidade.

Os embaixadores foram recebidos e certificados pelo presidente do Sistema, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, que falou do papel do cooperativismo e do Dia C. "O mundo hoje está chegando próximo ao que a gente faz desde o nascedouro do cooperativismo, que é compartilhar, trazer as pessoas para trabalharem e participarem juntos. E o Dia C vem mostrar para todos, que nós compartilhamos, somos solidários e temos, nos pilares do cooperativismo, a missão de apoiar as comunidades onde estamos inseridos", afirma Joaquim Guilherme.  

Eles participaram da palestra da educadora socioambiental Luciana Silva Castro, profissional com ampla qualificação e experiência na elaboração de projetos sociais e formação de equipes. Ela falou da importância do papel dos embaixadores na realização dos Dia C em suas cooperativas. Segundo ela, é preciso criar projetos contínuos que atendam às reais necessidades das comunidades.

"Os embaixadores precisam sensibilizar a equipe que vai propor o projeto para a sociedade e envolvê-la, dentro de um engajamento e comprometimento. Também precisam identificar, nos locais que vão receber esses projetos, as lideranças que possam apoiá-lo e se engajar no Dia C. Então, não se trata de uma equipe interna que vai lá na comunidade e leva um pacote pronto de um projeto. Isso precisa ser construído na coletividade, a partir de uma necessidade real da comunidade, estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e refletir realmente a meta do projeto. O embaixador precisa garantir que todas as etapas do processo aconteçam de forma democrática, coletiva, participativa."

Worskhop sobre os 17 ODS

À tarde, Luciana Silva Castro ministrou um workshop para os embaixadores e convidados, para ajudar a capacitá-los no desenvolvimento de projetos para o Dia C que atendam aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. Daniela Santos de Morais, do Sicoob Unicentro Norte Goiano, de Anápolis, participou do workshop e acredita que agora irá poder contribuir de forma precisa com o projeto da cooperativa que será inscrito no Dia C 2018. “Agora está bem claro o que podemos fazer em relação aos ODS. Participar do workshop hoje ajudou a abrir a cabeça, a vislumbrar um projeto que esteja harmonizado no que a sociedade em que estamos inseridos necessita”, comenta.

Já para Milla Souza, da Coapil, de Piracanjuba, participar do workshop foi importante não só pela oportunidade de entender melhor como elaborar projetos relacionados aos 17 ODS, mas também maneiras de engajar os colaboradores. “Acredito que com o que aprendemos aqui teremos um projeto bem melhor esse ano, inclusive pensando em algo não apenas filantrópico, mas de responsabilidade social, um projeto contínuo”, aponta.

Cronograma

As inscrições de projetos para o Dia C Goiás 2018 podem ser realizadas ao longo de todo ano. O preenchimento do relatório final se dará em 2 etapas, como em 2017. A 1ª encerra em 31/08, com projetos que encerrarem até 31/07. Já a segunda, inclui os projetos que iniciam e/ou se encerram após esta data, sendo que os relatórios devem ser entregues até 11/01/19.

A grande festa em comemoração aos projetos do Dia C, que é realizada em todo o País, sempre no primeiro sábado de julho, será antecipada este ano. Devido ao calendário da Copa do Mundo, a celebração foi marcada para o dia 30 de junho.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: