Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB-GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Notícias

Sistema OCB/SESCOOP-GO lança sexta edição do Dia C Goiás

21/03/2019
editada-12101913-141518519.jpg


Com a convicção de que movimentos simples podem mover o mundo, o Sistema OCB/SESCOOP-GO lançou, nesta quinta-feira (21), o Dia C Goiás 2019. A campanha chega à sua sexta edição, com a experiência de ter registrado resultados significativos no Estado, a cada ano. Em 2018, mais de 40 cooperativas realizaram projetos sociais, com a participação de 3 mil voluntários, que atuaram em benefício de mais de 42 mil pessoas, de diversos municípios goianos. 

Contudo, a apresentação do lançamento do Dia C Goiás 2019 mostrou que a campanha vai muito além de números. O trabalho feito no nosso Estado junta-se aos de todas as outras unidades da federação, para formar o maior movimento de voluntariado cooperativista do País e para fortalecer ainda mais o nosso modelo de negócio, como exemplo de que é possível aliar desenvolvimentos econômico e social, produtividade e sustentabilidade, individual e coletivo.

Todo esse impacto está demonstrado no livro do Dia C Goiás 2018, que foi distribuído aos presentes no evento. A publicação reúne as histórias dos projetos realizados, no ano passado, por todas as cooperativas participantes do movimento no Estado, com exemplos de transformação em diversas comunidades e municípios.


Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, é preciso comemorar a evolução e o alcance do Dia C Goiás e Brasil, mas ainda existem desafios. "O sucesso do Dia C é motivo de orgulho para todos nós, graças ao protagonismo das nossas cooperativas, nesse que é o maior movimento de voluntariado cooperativista País. Mas para que ele se torne cada vez maior e mais forte, temos, ainda, alguns desafios. Um deles é mobilizar mais cooperativas nessa causa tão importante. Outro é fazer com que o trabalho não se restrinja a ações pontuais, mas que o Dia C seja a mola propulsora de projetos contínuos, estruturados e transformadores na vida das pessoas."

Desde 2017, o Dia de Cooperar está focado em atender, integralmente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em outras palavras, os projetos realizados pelas cooperativas deverão ser estratégicos, com ações transformadoras, que tenham como gancho o alcance de todos os 17 objetivos, que abordam cinco temas fundamentais para a humanidade – as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e a parceria – e visam melhorar a vida ao redor do planeta. 

Esse ano, para que o enquadramento dos projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável seja mais acertado, cada iniciativa só poderá ser vinculada a um único ODS.

Datas
As inscrições já estão abertas, desde fevereiro, para as cooperativas que queiram se juntar a esse grande programa, que é o Dia C. O prazo para que os projetos sejam incluídos estende-se ao longo de todo o ano. Assim como nos demais anos, cada cooperativa deve se inscrever no portal nacional do Dia de Cooperar: http://diac.somoscooperativismo.coop.br .

O preenchimento do relatório final será feito em duas etapas, como nos anos anteriores. A primeira encerra-se em 31 de agosto, com projetos que forem executados até 31 de julho. Já a segunda fase inclui os projetos iniciados ou encerrados após esta data (de preferência, até 13 de dezembro).

Celebração
Em 2019, a festa de comemoração aos resultados das ações das cooperativas no Dia de Cooperar volta a ser realizada no primeiro sábado de julho (6), Dia Internacional do Cooperativismo. Em Goiás, o projeto da celebração do Dia C está sendo pensado coletivamente, entre o Sistema OCB/SESCOOP-GO e os embaixadores e representantes do Dia de Cooperar nas cooperativas, para compor um projeto ainda mais relevante para as cooperativas e para o público do Dia C. 

Na tarde desta quinta-feira (21), um grupo de trabalho reuniu-se na sede do SESCOOP/GO, para discutir o formato do evento, em continuidade às discussões iniciadas no ano passado. As ideias sugeridas durante o encontro serão apresentadas para a aprovação da próxima diretoria do Sistema OCB/SESCOOP-GO, que assume os trabalhos, a partir de 2 de maio.

 

Calendário do Dia C Goiás 2018

Inscrições de cooperativas: podem ser feitas ao longo de todo o ano, pelo site oficial do Dia de Cooperar - http://diac.somoscooperativismo.coop.br

Entrega do relatório final: realizada em duas etapas
Para projetos executados até 31 de julho: o relatório deve ser preenchido até 31 de agosto 
Para projetos executados de agosto a dezembro: o prazo de preenchimento do relatório é 31 de dezembro

Festa do Dia C: celebrada em 6 de julho (primeiro sábado do mês), Dia Internacional do Cooperativismo


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: