Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/SESCOOP-GO reúne lideranças do cooperativismo goiano

22/05/2018
whatsapp-image-2018-05-21-at-14-18188217.jpeg


O Sistema OCB/SESCOOP-GO realizou segunda e terça-feira (21 e 22) o 7º Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas, em Caldas Novas. Nesta edição, o evento teve como tema “Desenhando Novos Rumos para o Sistema OCB/SESCOOP-GO”. O evento, realizado no Hotel Suítes Le Jardin, foi aberto pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza que deu boas-vindas a todos e detalhou os objetivos e a proposta desta edição, um evento colaborativo e que tem como mediador e facilitador, o professor José Gabriel Pesce Junior. 

A superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes falou a todos os presente logo em seguida. Ela apresentou os resultados conseguidos pela entidade em 2017 e também detalhou um pouco sobre a Campanha SomosCoop, desenvolvida pelo Sistema OCB e que o Sistema OCB/SESCOOP-GO já aderiu. Valéria também comentou sobre uma pesquisa de imagem sobre OCB-GO que a entidade encomendou e foi realizada com 80 presidentes de cooperativas goianas. 

Na tarde de segunda-feira, o facilitador José Gabriel Pesce Júnior separou os participantes em 10 grupos. Seis deles deveriam se reunir para apresentar demandas e ideias de inovação para a OCB-GO, para suas cooperativas e também para o ramo cooperativo do qual estejam inseridos. Os outros quatro grupos desenvolveram o mesmo trabalho para o SESCOOP/GO.

No dia seguinte, pela manhã, foi a vez de cada grupo apresentar as sugestões que discutiram e levantaram. Ao final do encontro foi produzido um documento com as principais propostas apontadas a serem observadas para os próximos anos para o cooperativismo goiano. Antes disso, esse texto ainda será apresentado aos conselheiros do Sistema OCB/SESCOOP-GO.

Projetos

Ainda na manhã de segunda-feira, os cooperativistas presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre três recentes projetos desenvolvidos pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, o Portal de Negócios, que é uma plataforma na qual as cooperativas poderão oferecer seus produtos e serviços; o Museu Virtual Goiás Cooperativo, um projeto colaborativo com objetivo de resgatar a história do cooperativismo goiano e também o Aplicativo GCOOP, uma ferramenta que reúne vários serviços da entidade. 

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme, aproveitou o encontro para também informar uma boa notícia para o cooperativismo goiano, a inclusão da OCB-GO no plenário da Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, no dia 8/05. A partir de agora, a entidade poderá acompanhar o registro de cada nova cooperativa na JUCEG.

“Essa vitória vem depois de 13 anos de luta da entidade. Agora, assim que uma nova cooperativa surgir, ela terá acompanhamento de perto de quem mais entende desse modelo de negócios em Goiás, o Sistema OCB/SESCOOP-GO. Certamente isso vai contribuir muito para o desenvolvimento e crescimento dessas novas cooperativas”, explica. Depois de aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás, a inclusão da OCB-GO no plenário da JUCEG precisa agora ser sancionada pelo governador do Estado, José Eliton. 

Promoção Social

Além de capacitação e conhecimento, o Fórum Goiano de Presidentes e Dirigentes Cooperativistas também agrega uma ação de promoção social do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Como forma de inscrição, cada participante doou um kit de higiene pessoal, contendo três sabonetes, dois cremes dentais, duas escovas de dente e um fio dental. Todo o material arrecadado foi entregue na tarde desta segunda-feira à Secretaria Municipal de Ação Social de Caldas Novas.

Juceg

Durante o fórum, o presidente do Sistema, Joaquim Guilherme, anunciou, aos cooperativistas presentes, informação que representa uma conquista histórica para a OCB-GO. Após anos de luta e negociações, finalmente, a entidade conseguiu entrar para a Junta Comercial de Goiás (Juceg), como membro vogal. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou projeto de lei que tornou isso possível, no dia 8 de maio.

"Há anos reivindicamos participar da Juceg, para atuar junto ao registro de cooperativas na Junta, melhorar o atendimento ao setor e fortalecer o fomento ao cooperativismo em Goiás. Agora, isso vai ser realidade", afirma.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: