Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Notícias

Sistema vai elaborar Carta de Goinia com sugestes de intercooperao

29/08/2018
mesa-redonda-41319110.jpg


O Sistema OCB/SESCOOP-GO vai elaborar, junto com representantes do ramo crédito, uma Carta de Goiânia, reunindo as sugestões enumeradas durante o 3º Seminário Goiano de Excelência em Gestão, para a aproximação dos Sistemas Sicredi e Sicoob, que resulte no fornecimento de soluções e serviços tanto para o cooperativismo, quanto para a sociedade em geral. O documento vai ser encaminhado ao Sistema OCB nacional, para que sirva de referência para uma possível ação integrada nacional de intercooperação, fortalecendo o cumprimento do sexto princípio cooperativista.

O seminário foi realizado ao longo da manhã desta terça-feira (28), com a participação do diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, e do presidente do Banco Sicredi, João Tavares, que compuseram uma mesa-redonda para debater o apoio do ramo crédito no desenvolvimento dos demais ramos do cooperativismo. Também fizeram parte da discussão o presidente da Central Sicoob Uni, Clidenor Gomes Filho, e presidente da Sicredi Brasil Central, Celso Figueira.

Entre as sugestões apresentadas durante o evento, para fortalecer a intercooperação, foram citadas a definição de uma agenda pelos representantes dos ramos cooperativistas, sob coordenação da OCB, e a utilização de soluções de cooperativas (como serviços financeiros, planos de saúde, trabalho, transporte, supermercados etc) por entidades coirmãs. 
Para o diretor do Bancoob, a carta é uma provocação válida ao cooperativismo brasileiro, uma iniciativa importante para a mudança de um quadro atual "bastante negligenciado e que descumpre um dos princípios mais relevantes do movimento ao redor do mundo". Meinen citou pesquisa que aponta que apenas 40% das cooperativas no Brasil intercooperam.

Já o presidente do Sicredi lembrou que, embora uma ação liderada pelo Sistema OCB seja relevante, a iniciativa de intercooperação tem que acontecer da base, ou seja, das cooperativas. "Não adianta ter a OCB discutindo uma alternativa, se, no dia a dia, as cooperativas que estão uma do lado da outra, não se conversam. O primeiro passo para intercooperação começa de uma visita de um dirigente pata outro", destacou João Tavares. "Nosso papel de centralizador funciona na medida em que as cooperativas efetivamente intercooperarem na prática", completou o Ênio Meinen.

Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, o evento foi altamente produtivo, para que os participantes tomassem conhecimento do portfólio existente dentro do Sicoob e Sicredi, com os serviços e produtos que podem beneficiar as cooperativas de outros ramos. "Muitas soluções já foram pensadas dentro dos sistemas de crédito para beneficiar os demais ramos de cooperativismo. Às vezes, o que falta é a comunicação entre as cooperativas de crédito e as cooperativas dos demais ramos. Por isso, nós, do Sistema OCB/SESCOOP-GO, nos propomos a fazer esse meio de campo", afirmou.

Excelência 
Os participantes do 3° Seminário de Excelência em Gestão tiveram a oportunidade de conhecer melhor o caso de sucesso da Unimed Goiânia, como cooperativa exemplo de gestão e governança, ganhadora do Prêmio SESCOOP Excelência de Gestão. No evento, a vice-presidente da Unimed Goiânia, Selma Herculiani Trad, apresentou um pouco da trajetória da cooperativa para chegar à situação atual e chamou a atenção para o contínuo trabalho necessário para a manutenção dessa qualidade.Segundo ela, quando a cooperativa trabalha numa boa gestão de forma continuada, o resultado aparece, naturalmente, para os cooperados, beneficiários e colaboradores.

“A cooperativa de trabalho médico é uma detentora e gestora de uma poupança popular. É assim que o órgão regulado nos enxerga. Quando você paga seu plano de saúde, está esperando um atendimento futuro. Então, isso tem que ser bem gerido, trabalhado e acompanhado para que você não seja surpreenda com uma empresa que não consegue mais cumprir obrigações.

TRANSPARNCIA

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: