Sistemas OCB/GO e OCDF vão atuar juntos em projeto de gestão de cooperativas da agricultura familiar
14/03/2022
Os presidentes do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, assinaram na tarde desta segunda-feira (14), um termo de cooperação para atuarem juntos com cooperativas que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). O programa visa acompanhar a gestão de cooperativas de agricultura familiar que vão participar da Rota da Fruticultura, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Para Remy Gorga esse é um dia muito importante porque simboliza a intercooperação das duas unidades para atuarem no fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar. “Nós vamos atuar em conjunto, por meio de recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, implementando nas cooperativas um projeto de acompanhamento de gestão e profissionalização, para que elas possam andar depois com as próprias pernas”, explica.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, elogiou o projeto e acredita que ele pode ser um modelo a ser aplicado em outros setores do cooperativismo. “O desenho do programa é muito interessante e pode ser aplicado em outros polos”, diz.
A reunião para o acerto da parceria entre as unidades estaduais, também contou com a presença dos superintendentes do SESCOOP/DF e do SESCOOP/GO, Carla Madeira e Jubrair Gomes, respectivamente.
A RIDE-DF é composta pelo Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais. Vão participar do projeto cinco cooperativas do DF e três de Goiás, todas registradas nas unidades estaduais do cooperativismo. Elas passarão por várias etapas, dentre elas diagnóstico, planejamento estratégico, profissionalização de gestores e colaboradores, com consultoria, participação em workshops e ainda uma visita técnica no Rio Grande do Sul. O programa deverá ser realizado até janeiro de 2023, com a entrega de um relatório final.
Olá, Roneci! O projeto é encabeçado pela OCDF, que já definiu as cooperativas que vão participar desta primeira etapa (são coops de agricultura familiar registradas na OCB/GO e sediadas na área de abrangência da RIDE). Entretanto, a previsão é de que haja, em breve, abertura de vagas para participações de novas cooperativas. Entraremos em contato com a sua. Se houver novas dúvidas, estamos à disposição.