Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sul concentra mais da metade dos associados de cooperativas de crédito

11/12/2018

O Banco Central (BC) começou a divulgar uma série de informações sobre o número de cooperados por municípios em todo o Brasil. A publicação dos dados tem como objetivo fornecer novos subsídios para avaliação da evolução do segmento de cooperativas de crédito. Esses dados também permitem entender a evolução por faixa de idade, gênero, tempo de filiação e tipos de operações com a cooperativa. De acordo com nota emitida pelo BC, a nova divulgação deverá facilitar o processo de planejamento do segmento cooperativista de crédito. A publicação será mensal, com séries disponibilizadas desde janeiro de 2016.

Um levantamento exclusivo feito pelo portal AMANHÃ revelam alguns dados que mostram a pujança do cooperativismo de crédito na região. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul somam mais de 5,5 milhões de cooperados, ou seja, mais da metade (53,5%) dos correntistas estão no Sul. O Rio Grande do Sul tem a maior proporção de cooperados: são 2,1 milhões nos 497 municípios (ou 38,2% da região). Santa Catarina vem logo a seguir, com 1,9 milhão de cooperados em seus 295 municípios (35,4%) e, por fim, o Paraná, com 1,4 milhão de sócios (26,4%) em 399 cidades.

Entre as 50 cidades que mais concentram associados, 21 são catarinenses, 15 são gaúchas e 14 são paranaenses. Juntas, elas possuem quase um terço dos associados da região (32,7%). Blumenau (foto) encabeça a lista, com mais de 220 mil cooperados, seguida pela capital gaúcha e Joinville. A cidade paranaense com mais cooperados é Cascavel, com mais de 55 mil associados. Blumenau também lidera a lista nacional, seguida de perto pela capital paulista (208.896) e Belo Horizonte (99.801). No Top-10 do país figuram, além de Blumenau, Porto Alegre (4º lugar), Joinville (5º), Chapecó (9º) e Itajaí (10º). Rio de Janeiro (6º), Brasília (7º) e Campo Grande (8º) completam essa lista. Acompanhe, a seguir, a relação das 50 cidades do Sul com maior número de cooperados.

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: