Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Superação na adversidade

22/03/2022
img-9350-316578.JPG


Luís Alberto Pereira
Presidente do Sistema OCB/GO 

Os desafios impostos nos últimos dois anos pela pandemia de Covid-19 criaram um cenário adverso para a maioria das pessoas, empresas e a para a economia como um todo.  Mas nesse contexto, em que parecia não haver uma luz no fim do túnel, pelo menos a curto prazo, as cooperativas goianas conseguiram sobreviver e crescer de modo significativo, sobretudo em 2021, o que nos dá muita esperança e motivação em relação ao ano que se inicia.

As cooperativas de crédito, por exemplo, alcançaram em Goiás, nos três primeiros trimestres de 2021, um incremento de cerca de 50% em suas movimentações financeiras, disponibilizando crédito em condições mais favoráveis que as grandes instituições financeiras, beneficiando diretamente quem mais precisa. As cooperativas do agronegócio goiano também tiveram desempenho surpreendente. A Comigo, por exemplo, faturou mais de R$ 10 bilhões em 2021, um recorde histórico.

A realização dos nossos projetos continua fiel às atuais diretrizes do cooperativismo brasileiro: inovação, gestão e governança, representação, mercado, intercooperação e comunicação. E nesse sentido aproximamos mais o Sistema OCB/GO das cooperativas, para oferecer serviços de qualidade, que agreguem valor aos seus negócios. Ao mesmo tempo, trabalhamos em parceria com outras entidades do Sistema S e do setor público, ajudando no processo de retomada da economia no Estado. 

A área educacional é sempre uma prioridade nossa, pois representa a base para o crescimento sustentável. Por isso, os investimentos na capacitação dos recursos humanos das cooperativas são planejados para que sejam cada vez mais assertivos. Temos como novidade para 2022 o nosso primeiro vestibular para o curso de graduação em cooperativismo. Em dois anos teremos cerca de 200 novos profissionais em Goiás.

Além disso, estamos consolidando a implantação dos núcleos regionais do Sistema OCB/GO, visando à descentralização das nossas ações, chegando mais perto das cooperativas do interior. Na parte institucional temos obtido várias conquistas, como a redução de taxas para abertura de novas cooperativas na Juceg e ampliação dos limites de crédito do FCO para as cooperativas agropecuárias. 

Na diretriz da intercooperação, em que cooperativas se unem para crescerem juntas, já temos vários casos de sucesso. Vamos persistir nesse propósito, fazendo seminários, participando de feiras e missões internacionais com o objetivo de abrir o mercado para o nosso setor. Continuaremos o nosso processo de estimular e motivar a inovação no cooperativismo goiano e em setembro vamos levar o grupo de premiados no GO!COOP para o Vale do Silício.
 O cooperativismo é um modo de empreender que soma os esforços das pessoas e isso funciona muito bem no cenário atual, em que há necessidade de geração de grande quantidade de empregos e de renda. Com planejamento e foco em resultados seguiremos atuando fortemente em todas as áreas para que o crescimento do cooperativismo em Goiás seja sempre amplo e sustentável.  


Artigo publicado originalmente no jornal O Popular, no dia 22/03/22

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: