Notícias

Sustentabilidade ser premiada no SOMOSCOOP

28/07/2016
selo-6-137131614.png

 

Se a sua cooperativa tem um projeto para consumir racionalmente recursos como água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel e outros, pode se inscrever no Prêmio SOMOSCOOP - Melhores do Ano, do Sistema OCB. A categoria Desenvolvimento Sustentável vai premiar projetos capazes de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, utilizando racionalmente os recursos.

Além disso, projetos de proteção de patrimônios naturais, ambientais e históricos e de desenvolvimento de cadeia de fornecedores baseada em empresas locais e com conceito de sustentabilidade, também podem ser inscritos no  Prêmio SOMOSCOOP, na categoria Desenvolvimento Sustentável. 

Na última edição do prêmio, em 2014, a Cocari de Mandaguari (PR), foi a vencedora na categoria com uma ideia que concilia o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. O projeto Olho D´Água gera benefícios para os produtores rurais e toda população dos 20 municípios paranaenses da área de abrangência da cooperativa, pois aumenta o volume da vazão das nascentes, com o desague de água mais purificada nos rios e mananciais que abastecem a região. Outros ganhos foram a diversificação da fauna e da flora, uso eficiente da água nas atividades agrícolas e consumo consciente.

Ainda na edição de 2014, o projeto que ficou em segundo lugar na categoria “Desenvolvimento Sustentável” foi  desenvolvido pela C.Vale, de Palotina (PR), para o uso de energia alternativa. A C.Vale instalou biodigestores para aproveitamento do biogás como combustível alternativo e renovável de geração de energia térmica em caldeiras das indústrias produtoras de amido de mandioca. Antes dos biodigestores, o tratamento de efluentes das indústrias era feito por meio de lagoas anaeróbias (de oxidação) de forma que o biogás (composto de metano e gás carbônico), considerado de efeito estufa, era liberado para a atmosfera. A partir da instalação do biodigestor, os gases, em vez de serem emitidos, puderam ser utilizados para geração de energia.

Inscrição

As inscrições para o concurso são gratuitas e já estão abertas até 9 de setembro. Para se inscrever, além de estar registrado e regular com o Sistema OCB, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles: 
Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)• Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)• Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)• Dia de Cooperar (Dia C)
Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a sua Organização Estadual ou envie um e-mail para premiosomoscoop@ocb.coop.br. Assim, você garante sua participação no Prêmio Somoscoop. E se você já está em condições de se inscrever, não perca tempo! Clique aqui (http://www.premiosomoscoop.coop.br/), e inscreva-se já! Sua participação é fundamental para fortalecer o movimento cooperativista brasileiro.


Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: