Notícias

Tecnoleite aberta com assinatura de termo de cooperao

21/05/2015
tecno-site-10182186.jpg


A abertura da Tecnoleite Complem 2015 nesta quarta-feira (20) foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação para o desenvolvimento do Encadeamento Produtivo entre a Complem e os produtores de leite da sua área de atuação, compreendendo ações de gestão das propriedades, tecnologia de produção, nutrição e genética. Junto com o presidente da Complem, Joaquim Guilherme, representantes do sistema S em Goiás que estiveram na feira também assinaram o documento - Wanderson Portugal, diretor-técnico do Sebrae Goiás; José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar; e Pedro Alves de Oliveira, presidente da Fieg.

Além disso, uma ação demonstrou o esforço da Complem para apoiar a sucessão familiar na atividade leiteira. Jovens produtores, filhos e netos de três cooperados pioneiros, se associaram à Complem e, assim, deram continuidade à atividade dentro do modelo cooperativista. Um deles foi o médico Joaquim Guilherme de Souza Filho, neto da primeira cooperada da Complem, Regina Barbosa, que também é mãe do atual presidente da cooperativa.

Sucessão
Joaquim Guilherme relatou a importância da cooperativa para o desenvolvimento de Morrinhos e região e destacou que, graças aos pioneiros que fundaram a Complem há 36 anos e ao trabalho de todos que se dedicaram a ela até agora, a cooperativa se tornou forte. O presidente da Complem diz que o grande desafio é continuar na atividade e que é por este motivo que, desde a primeira edição da feira, o tema sucessão é trabalhado para mostrar aos mais jovens que é possível ter uma vida digna produzindo leite.

Ele também ressaltou as dificuldades do produtor brasileiro diante da falta de uma política agrícola consistente. “Nós, agropecuaristas, estamos tendo a coragem de plantar e investir, sem saber se vamos ter financiamento e qual taxa de juros teremos.” Joaquim Guilherme falou da alegria de saber que, nestes cinco anos, muitos produtores que acompanham as palestras mudaram a forma de produzir leite e estão satisfeitos na atividade.

Recursos
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, ressaltou que a grande estrutura montada para feira mostra a atenção que a cooperativa dá ao agronegócio e, principalmente, ao leite, atividade presente em todo o Estado. José Mário ressaltou que o ministério da Agricultura está fechando a formatação do Plano Safra que será anunciado no início de junho. Destacou que, embora nem o produtor nem o agronegócio seja responsável por colocar o Brasil na atual crise econômica, serão eles que vão ajudar o País a sair dessa situação. “O que precisa ser feito é disponibilizar recursos na hora certa, com juros compatíveis. E nós, produtores, vamos dar a resposta”, esclarece.

O diretor-técnico do Sebrae, Wanderson Portugal, disse que o Sebrae Goiás se sente honrado em ser parceiro da Tecnoleite Complem e que a sua instituição está muito disposta a contribuir com a cadeia do leite em Goiás. O superintendente-executivo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, também ressaltou a importância da Complem e da feira para que Morrinhos chegasse ao patamar de maior produtor de leite do Estado e segundo maior do País.

Teatro
Logo no início da tarde, mais de 400 alunos de escolas públicas de Morrinhos e do Instituto Pestalozzi de Caldas Novas assistiram à peça Grito das Águas, encenada pela Cia de Teathral Arte e Fogo. Depois do espetáculo, crianças plantaram mudas nativas do Cerrado dentro da área da feira. A ação fez parte do projeto Grito das Águas, que tem como um dos objetivos recompor a mata ciliar do córrego que atravessa o Centro Tecnológico da Complem.

Mais atrações
A Tecnoleite Complem 2015 segue até esta sexta-feira (22), com mais atrações, dentre elas a palestra Supere obtáculos com criatividade e inovação, com Daniel Godri. Também haverá a entrega da premiação do torneio leiteiro e o sorteio de um veículo zero quilômetro. A feira é realizada no Centro de Treinamento da Complem, em Morrinhos, com entrada franca.

Fonte: Tecnoleite Complem

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: