Notícias

Tecnoshow Comigo comea com otimismo e exaltao fora do homem do campo

11/04/2016
tecnoshow-2-51917510.JPG

 

Na manhã desta segunda-feira, 11 de abril, teve início uma das maiores feiras de tecnologias voltadas para o agronegócio e para a agropecuária, e promovida por uma cooperativa, a Tecnoshow Comigo. Em sua 15ª edição, a feira de tecnologia rural realizada em Rio Verde – GO, no Centro Tecnológico da Comigo (CTC), deve superar o volume de negócios efetuados em 2015, quando o evento registrou R$ 1,1 bilhão, e recebeu mais de 104 mil visitantes. O número de expositores também é maior, ultrapassando o total de 550 de diferentes áreas, com produtos e serviços para o pequeno, médio e grande produtor.

O Sistema OCB/SESCOOP-GO está presente no evento, com estande próprio, onde sua equipe vai esclarecer dúvidas sobre constituição de cooperativas, registros e filiações, legislação específica, capacitação de cooperativista, princípios básicos do movimento e os ramos cooperativistas, além do Dia de Cooperar  - Dia C 2016, maior movimento de voluntariado do País. O estande do Sistema está situado próximo ao da Scania Caminhões.

Abertura
Logo na abertura, o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, destacou as novidades da área de tecnologia rural que serão apresentadas durante a feira, bem como a divulgação de resultados de pesquisas que vão fomentar o aumento da produtividade no campo. “Os pesquisadores são um dos fatores primordiais da Tecnoshow Comigo, com seus estudos nacionais e internacionais, e que trazem tecnologias a preço acessível para se tornar realidade de fato na vida do produtor e aumentar a produção de alimentos, que é de suma importância para a realidade atual do nosso País”, enfatizou.

Chavaglia também reforçou os bons resultados do setor, apesar do atual cenário econômico brasileiro, que é de cautela. “A Tecnoshow Comigo mostra a força do campo, que cresceu em 10% a sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) em 2015. Só em março, 52% das exportações brasileiras foram do agronegócio, 40% a mais que no mesmo período de 2015”, falou otimista. O presidente da Comigo lembrou ainda que o setor primário foi o único cujo PIB cresceu no ano passado (1,8%).  O presidente da Comigo disse ainda que deseja, apesar de todo o cenário incerto tanto na política, quanto na economia brasileira, que os produtores rurais continuassem a defender aquilo que eles mais gostam de fazer que é produzir alimentos para a sociedade. “Mas que não nos faltasse as condições mínimas para trabalhar”, destacou falando da importância do governo federal aprovar um seguro rural que realmente atenda o produtor brasileiro.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, também compôs a mesa diretiva da solenidade e saudou os organizadores da Tecnoshow Comigo pelo apoio que o evento dá, a cada edição, em prol do fortalecimento da agropecuária. “Temos tecnologias para agregar, temos conhecimento para adquirir e essa feira proporciona isso aos produtores”, enfatizou.

Para Márcio Lopes de Freitas, o momento é preponderante para se tratar não só o futuro da agricultura, como o do País como um todo. “A Tecnoshow Comigo mostra que a nossa agropecuária brasileira é a melhor do mundo, que temos tecnologia para agregar aos nossos produtos e muito conhecimento para adquirir. No entanto, precisamos pensar no futuro, com planejamento e confiança”, afirmou.

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza disse que a Tecnoshow Comigo, dispensa comentários, por se tratar de uma feira realizada há mais de uma década e por se tratar de uma das mais importantes feiras agropecuárias do País. “Quem conhece e vem até aqui sabe da importância de se reunir em um só lugar tecnologia em todos os âmbitos para contribuir com o produtor visando o aprimoramento da produção”, ressaltou. Ele explicou também que, como o evento é feito por uma cooperativa é a intercooperação viva, pois aqui há espaço para todo tipo de intercâmbio e formulação de negócios entre cooperativas. “São portas, claro, que se abrem para o público em geral, mas em especial para as cooperativas que se sentem em casa quando visitam”, enfatizou.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, a Tecnoshow Comigo demonstra a ousadia do produtor goiano e brasileiro para enfrentar os momentos de instabilidade na economia. “Aqui é a mostra do Brasil que dá certo: ciência, tecnologia, inovação que são incorporadas pelos produtores rurais. Acreditar na Tecnoshow Comigo é acreditar na agropecuária e no agronegócio do Brasil”, discursou.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton de Figuerêdo Júnior, que fechou a solenidade representando o governo do Estado de Goiás, o arrojo e a determinação do produtor goiano e brasileiro fazem a diferença para que o agronegócio se mantenha como referência no mercado mundial. “A cada ano, a Tecnoshow Comigo levanta debates importantes e temas específicos, mas sempre tratando da inovação, da busca de novas ferramentas, de orientar o produto rural para ter índices cada vez maiores de produtividade. É uma referência para o Brasil e tem nosso total apoio”, completou.

Fonte: Com informações da Ascom Tecnoshow Comigo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: