Notícias

ltimo dia para micro e pequenas empresas aderirem ao Simples

10/02/2015

As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até esta sexta-feira, 30, para fazer o pedido. Criado em 2006, o programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto. Se aceita, a entrada no regime retroagirá ao dia 1 de janeiro, para fins de tributação.

O Simples Nacional ou Supersimples é destinado ao micro e pequeno empresário que fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Para 2015, uma mudança nas regras estendeu o benefício para 142 categorias, como engenheiros, médicos, advogados, dentistas, jornalistas, corretores, arquitetos, veterinários, psicólogos, entre outros.

Atenção
Antes de aderir ao regime, é preciso atenção. Para muitas dessas novas categorias, nem sempre a opção é vantajosa, porque algumas das atividades foram classificadas no Anexo 6 da tabela de alíquotas, que prevê recolhimento entre 16,93% e 22,45%.

Segundo os especialistas, nesses casos, o Simples costuma se mostrar vantajoso para empresas de baixo faturamento e para as que destinam uma fatia alta das receitas à folha de pagamento. A tendência é deixar de ser vantagem quanto maior o faturamento e menor a folha de pagamento em relação ao faturado.

Outras atividades foram diretamente beneficiadas pela medida, como advogados (incluídos no Anexo 4, com taxas entre 4,5% e 16,85%), bem como fisioterapeutas e corretores (incluídos no Anexo 3, com alíquotas de 6% a 17,42%), por exemplo.

A adesão deve ser feita no portal do Simples Nacional. Durante o período da opção, é possível fazer a regularização de eventuais pendências que impeçam o ingresso no Simples Nacional. Também é permitido o cancelamento da solicitação. (Fontes: UOL com Agência Brasil)


Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: