Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

União faz a vida muda rotina de alunos nas escolas

15/05/2018

Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Ipameri, a 198 km de Goiânia, estão certos de que, unidos, são realmente mais fortes. Há quatro anos a escola participa do programa A União Faz a Vida, desenvolvido e gerido pelo Sicredi, e trouxe à tona uma nova proposta de envolvimento deles próprios no processo de aprendizagem, baseado na cooperação e na cidadania.

O programa, que tem objetivo de formar cidadãos para empreender e buscar, em parceria, alternativas de desenvolvimento para melhorar a vida da comunidade local, disseminou no grupo a perspectiva de participação, comprometimento e de solidariedade. Com apoio do Sicredi, dos educadores, das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e das pessoas da comunidade.

O programa envolveu os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Anualmente, as turmas deixam a sala de aula e percorrem a comunidade numa expedição investigatória sobre o que é e o que almeja esse povo para depois formular um projeto.  “Levantamos quais as necessidades da comunidade, cada sala de aula dialoga sobre as possibilidades e vota a sua proposta, que se integra às disciplinas curriculares”, explica a diretora Keyla Belchior da Silva Ferreira.

A diretora destaca que, desde 2014, quando a escola aderiu ao programa, o comportamento e a tolerância dos alunos melhoraram gradativamente, os professores se mostraram mais motivados, e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) subiu de 4 para 6, em média. Nesse período os projetos de A União Faz a Vida já contemplaram diferentes áreas.
Keyla Belchior cita, por exemplo, a horta comunitária, que reforça a merenda dos alunos; a pintura interna e externa de toda a escola; a simulação de socorro a acidentados de trânsito em parceira com o Corpo de Bombeiros. Atualmente, a turma do 4º ano trabalha para ornamentar o jardim da escola com árvores frutíferas e uma fonte de água sustentável.

Atualmente, A União Faz a Vida está presente em mais de 1.485 escolas, atendendo a 220 mil alunos em todo o Brasil. Em Goiás, são seis escolas em três municípios e mais de 960 crianças e adolescentes envolvidos. Para o presidente da Sicredi Planalto Central, Pedro Caldas, o programa de responsabilidade social do Sicredi é importante também porque se reflete nas famílias e nos moradores da região, já que todos esses personagens se envolvem diretamente. “Essa conexão com a comunidade é parte da essência do Sicredi. Por isso, pretendemos avançar mais e ampliar para outros municípios”, adianta o presidente.

CristalinaEm Cristalina, cerca de 280 Km da Capital, a escola Municipal Aleixo Torres Camargo também participa do programa A União Faz a Vida. Desde setembro do ano passado os alunos tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental I estão envolvidos em projetos que começam a ser construídos e colocados em prática de forma colaborativa. As propostas foram, em sua maioria, culturais.

A diretora da unidade, Janilda Aparecida Vieira Santos, ressalta a importância da iniciativa. “Constatamos o envolvimento em comum da comunidade escolar, o respeito à opinião do outro, a importância da coletividade”, afirma. Os projetos nas salas de aula são os mais variados: música, leitura, brinquedos pedagógicos. Mas, uma das turmas optou por trabalhar o tema Garimpo, já que no município há minas de cristais. O foco é na importância da preservação ambiental e no futuro da economia da cidade, cuja força vem da atividade. Em Cristalina, A União Faz a Vida ainda está nas unidades rurais Escola José Rodrigues de Queiroz, Escola Professora Márcia Assis Cozac e Escola Professora Maria Helena de Abreu Moraes.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: