Notícias

Unimed Brasil promove 2 Congresso Nacional de Ateno Sade

09/09/2015
unimed-brasil-2-congresso-nacional-104150.JPG


A Unimed do Brasil – que representa o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil – promoverá, de 16 a 18 de setembro, em Vitória (ES), o 2º Congresso Nacional de Atenção à Saúde. Realizado em parceria com a Unimed Vitória, o objetivo do evento é incentivar as operadoras Unimed a se afastarem do modelo hospitalocêntrico, voltado apenas a tratar doenças existentes, para focar em atendimentos baseados em atenção primária, conceito que integra serviços médicos para prevenir doenças e garantir maior qualidade de vida aos brasileiros. 

 Segundo o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, trata-se de um importante passo para o setor. “Acreditamos que a mudança do modelo de atenção à saúde precisa começar em casa. Por isso, reunimos no Comitê de Atenção Integral à Saúde profissionais responsáveis por disseminar estudos, diretrizes e orientações para os grupos técnicos do Sistema Unimed ligados a esta iniciativa”, afirma o executivo. 

Para o diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida, o modelo de atenção primária, que é sucesso em países desenvolvidos, é um avanço para a saúde brasileira e traz resultados significativos em curto prazo. “Na Unimed Vitória implantamos o Unimed Personal, que se destaca por valorizar a figura do “médico exclusivo”, estabelecendo uma relação que prioriza o cuidado integral aos pacientes.

Em poucos meses, os resultados e a satisfação obtidos com os clientes empresariais foram tão expressivos, que nos impulsionou a criar o Personal Pessoa Física”, disse. De acordo com Almeida, o Unimed Personal resgata a função do médico vinculado ao cuidado e à proximidade com o paciente, e atua na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na assistência de forma mais resolutiva e eficiente. Juan Gérvas, doutor em medicina pela Universidade de Valladoid, Espanha, participará do Congresso para contribuir com a oficina “Atenção Primária à Saúde – Gestão do Manejo Clínico”. 

Casos de sucesso
Durante o encontro, projetos que estão em andamento e que já registram resultados positivos na Unimed Vitória (ES), Unimed Blumenau (SC), Unimed Guarulhos (SP) e Unimed Fesp (SP), serão apresentados na mesa “Projetos em Avanço e Cases de Sucesso”, que contará com a presença de Daniel Knupp, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e mestre em Epidemiologia.

Em Vitória, o plano Unimed Personal prevê o resgate da relação médico-paciente por meio de atendimento exclusivo, promoção da saúde e assistência contínua e integral. Já em Guarulhos, o case será sobre atividades relacionadas ao gerenciamento de pacientes crônicos e casos complexos, envolvendo linhas de cuidado e de atendimento domiciliar. 

Análises econômicas
As discussões em torno das formas de remuneração do trabalho médico, que podem ser categorizadas por procedimento ou por grupos de pacientes, estão diretamente ligadas aos modelos de assistência utilizados nos sistemas de saúde. Para esclarecer dúvidas sobre o modelo utilizado para atenção primária, Luis Pisco, especialista em Medicina Familiar e professor da Universidade Nova de Lisboa, e André Cassias, médico de família e superintendente da Unimed RioMafra (SC), participarão da mesa-redonda “Formas de Pagamento para Médicos de Atenção Primária”.

Já os aspectos econômicos que permeiam a saúde serão abordados por André Medici, economista-sênior do Banco Mundial; Luiz Escada, diretor Administrativo-financeiro da Unimed Mercosul; e Jeruza Neyeloff, doutora em Cardiologia e  consultora de Gestão de Saúde da Unimed Porto Alegre (RS), na mesa “Análises econômicas em saúde: conceitos e aspectos práticos no cenário mundial atual”. 

Formação de profissionais
A qualidade do atendimento oferecido aos pacientes deve ser prioridade, independente do modelo de saúde trabalhado. Ademir Petenate, professor do departamento de Estatística da Unicamp e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI), abordará esta temática na mesa “Como a Ciência da Melhoria está transformando a Medicina”. Outros aspectos que impactam o setor também serão apresentados na palestra “Desafios da Saúde”, que contará com a presença de Ricardo Voltolini, consultor em Sustentabilidade Empresarial. 


Serviço 

2º Congresso Nacional de Atenção à Saúde
Data: 16 a 18 de setembro de 2015
Local: Hotel Sheraton - Avenida Saturnino de Brito, 217 - Praia do Canto – Vitória (ES)
Programação completa: http://goo.gl/t1ZV3b


Fonte: S2 Publicom

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: