Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Unimed Federação Centro Brasileira e Faculdade Unimed iniciam segunda turma do Curso Líder Coop

25/10/2021
whatsapp-image-2021-10-25-at-16-21111413.jpeg


A segunda turma do Curso Líder Coop - Programa de Desenvolvimento de Lideranças Cooperativistas, promovido pela Unimed Federação Centro Brasileira e Faculdade Unimed, teve início na sexta-feira, 15 de outubro, com uma aula ministrada pelo especialista em Gestão de Cooperativas e mestre em Administração, Nemízio Souza.

O presidente Danúbio Antonio de Oliveira fez a abertura oficial da aula, citando que com a realização deste curso a Federação segue cumprindo o seu compromisso com a educação continuada dos cooperados, dirigentes e colaboradores, algo que está no DNA da instituição.

Nesta primeira aula, Nemízio Souza apresentou um histórico do cooperativismo no Brasil e no mundo, destacou especificidades das sociedades cooperativas e ressaltou que se trata de um modelo alternativo de geração de emprego e renda que se baseia em pessoas e não no capital. Ele enfatizou que o sucesso do modelo cooperativista também exige uma boa gestão. “Como citou o presidente Danúbio Antonio de Oliveira, as cooperativas têm natureza social e econômica e temos que buscar o equilíbrio entre esses pilares”, afirmou o professor, acrescentando que conciliar o social e o econômico é um dos desafios das cooperativas, que têm que seguir os princípios cooperativistas e ainda estar prontas para competir com outras empresas mercantis.

“Daí a importância da profissionalização da gestão, mas isso precisa ser feito com uma estrutura cooperativa bem delineada, forte”, disse. Outros desafios citados pelo professor são a conscientização dos cooperados sobre o funcionamento da cooperativa – “muitos não têm uma visão sistêmica da cooperativa” -, a infidelidade de cooperados e a baixa participação deles nas decisões da cooperativa.

Além da aula teórica, os alunos também participaram de atividades em grupo para o debate de questões posteriormente discutidas por todos. “Nossa proposta é fazer dos encontros um fórum para compartilhar conhecimento”, disse Nemízio.

O curso, que teve a primeira turma entre setembro de 2020 e junho deste ano, visa a formação especializada dos alunos em cooperativismo, gestão, liderança e governança, buscando, assim, contribuir para capacitar e aperfeiçoar o trabalho de dirigentes cooperativistas e para o melhor entendimento de todos sobre o funcionamento das cooperativas.

Aberta a cooperados das Unimeds federadas, a segunda turma terá cinco módulos, com aulas à distância. Cada módulo terá um total de 12 horas de duração, divididas em quatro aulas com três horas cada, em um formato dinâmico e interativo, que facilitará a participação e o diálogo entre professores e alunos. Assim como a aula inaugural, as demais serão ministradas após as 18 horas via plataforma virtual da Faculdade Unimed.

Fonte: Assessoria de comunicação

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: