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Unimed Federação Centro Brasileira ofereceu curso de redação empresarial aos colaboradores

19/11/2021


A Unimed Federação Centro Brasileira realizou mais um evento para promover a educação continuada de seus colaboradores. Desta vez, foi um curso de três dias sobre redação empresarial, ministrado de forma online pelo professor e consultor Márcio Nobre. 

Logo no início das aulas, ele esclareceu que o fundamental é compreender a comunicação como um mecanismo para gerar melhorias em instituições. “O mundo mudou muito e, com o fim da pandemia, irá mudar ainda mais. Além disso, nós mudamos, assim como nossos clientes e a comunicação com eles. É necessário nos prepararmos, aprendermos algumas coisas, desaprendermos outras e até reaprendermos. É essencial esse ato de se permitir”.

Márcio acrescentou que a comunicação é um soft skill, ou seja, uma habilidade que dará toda a estrutura para um atendimento de qualidade aos usuários e uma interatividade maior no ambiente profissional. Por isso, o recomendado é que ela seja direta e objetiva, mas sem deixar de ser humanizada.

Essas características devem ser seguidas em todas as formas de comunicação: desde a elaboração de um documento importante até mensagens de Whatsapp. “Comunicação é mais do que falar. Muitas vezes, a informação e a concordância não auxiliam no entendimento do assunto”, ressaltou o professor. 

Para que os alunos aprendessem na prática, Márcio solicitou que eles escrevessem textos e, depois, deu algumas orientações. Confira:

- Sempre revisar o que foi escrito;
- Não usar palavras muito rebuscadas, prezar pela linguagem direta;
- Não escrever frase inteiras em caixa alta;
- Ser objetivo ao usar verbos no presente, como “informamos” ao invés de “viemos informar”;
- Ficar atento ao espaçamento e ao layout do texto;
- Ter cuidado com frases muito longas.

Outra atividade realizada foi um ditado, no qual os participantes do curso tiveram o desafio de escrever palavras consideradas complicadas e que sofreram mudanças com a última reforma ortográfica, como “anti-inflamatório” e “autorretrato”. 

Por fim, ele também deu dicas para o dia a dia de trabalho: escrever um assunto de e-mail chamativo, usar gatilhos mentais, ter uma assinatura de e-mail bem estruturada, evitar gírias (o “internetês”) e outras recomendações que poderão auxiliar na comunicação entre todos os colaboradores da entidade.

Fonte: Assessoria de comunicação

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