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Unimed Goiânia desenvolve o segundo Ciclo do Programa de Integridade

10/04/2018

A Unimed Goiânia está implementando políticas de compliance através do Programa de Promoção da Integridade do Sistema Unimed. A cooperativa aderiu ao programa em 2015 e, recentemente, passou pelo segundo ciclo de análise de um conjunto de indicadores de suas práticas de compliance, concretizado pelo Instituto Ethos. Foram avaliados o Código de Conduta, as práticas de concorrência, o sistema de gestão de fornecedores, os mecanismos de denúncia, os patrocínios e as doações. No decorrer deste ano, as gerências irão desenvolver uma série de ações para melhorar esses indicadores.

No ciclo anterior, realizado no ano passado, a avaliação mostrou que foram alcançadas todas as metas propostas para os seis indicadores escolhidos, sendo que três deles foram superados. Nos indicadores Código de Conduta, Programa de Integridade e Sistema de Gestão de Fornecedores, a meta de passar para o estágio seguinte foi cumprida. Já na governança da organização, práticas anticorrupção e mecanismos de denúncia, a Cooperativa deu um salto para estágios mais avançados. A performance melhorou sua nota global, que saiu de 4.3 em 2016, abaixo da média de outras Unimeds, e foi para 6.3 em 2017, acima da média. “Esse novo ciclo apresenta o desafio de continuarmos a superar nossas metas como já fizemos para avançar de forma contínua e consistente”, afirma a diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad. "A Unimed Goiânia não apenas defende os valores da honestidade, ética e transparência, mas acredita ser possível viver e se relacionar economicamente com base neles. Por isso, aderimos ao programa e trabalhamos para melhorar nossos indicadores", garante o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria. Entenda o Programa Integridade A Unimed Goiânia está implementando políticas de compliance através do Programa de Promoção da Integridade do Sistema Unimed. Desenvolvido em parceria com a Unimed do Brasil e o Instituto Ethos, ele visa diagnosticar como a conduta íntegra é tratada pelas cooperativas para, em seguida, identificar e propor as principais práticas de prevenção e combate à corrupção a ser implantadas. A proposta se alinha à necessidade de estar de acordo com a Lei Anticorrupção nº 12.846.

Parceiro importante do Programa de Integridade, o Instituto Ethos foi criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada e tornou-se um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

O instituto propõe-se a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as instituições nas seguintes ações:- compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável;- implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável a longo prazo;- assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;- demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno a longo prazo sobre seus investimentos;- identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum;- prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável.

Histórico
Inspirado em experiências anteriores bem-sucedidas como os pactos empresariais de combate ao trabalho escravo e pela erradicação do trabalho infantil, o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção começou a ser desenvolvido em 2005. Uma série de entidades participaram de sua criação, entre as quais, o Instituto Ethos, a Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o Fórum Econômico Mundial e o Comitê Brasileiro do Pacto Global. Em seu processo de desenvolvimento, o pacto empresarial ainda contou com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e da Fundação Ford.

Com o propósito de desenvolver estratégias para apoiar as empresas signatárias, foi criado o Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Entre suas funções, estão a de auxiliar na implementação de políticas de promoção da integridade e no combate à corrupção e mobilizar empresas e entidades empresariais. Posteriormente, para ampliar a participação de empresas, o grupo coordenador constituiu um Conselho de Mobilização, formado por entidades empresariais e representantes da sociedade civil.

Fonte: Unimed Goiânia

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