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Unimed Goiânia distribui sobras e aprova a prestação de contas

19/03/2018
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A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no último dia 12 de março, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), reuniu mais de 350 cooperados e cooperadas da Unimed Goiânia e trouxe boas notícias. Uma sobra do resultado financeiro de 2017 de R$ 7.184.809,82 será distribuída entre todos os cooperados, segundo sua produção médica (conforme determina o estatuto), por decisão da maioria.

O valor já foi depositado na quarta-feira (14/3). Nos anos anteriores, também foi feita a distribuição de sobras, no valor de R$ 10.245.353,71 (2016) e de R$ 5.307.311,68 (2015).A AGO começou com a apresentação do Relatório de Gestão do exercício de 2017, feita pelo presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, que destacou as ações e os números da Cooperativa nesse período.

"Temos mantido nossa solidez e liderança no mercado regional graças a uma gestão muito responsável e cautelosa em relação ao equilíbrio financeiro da Cooperativa e à adoção de boas práticas em todos os setores, o que garante a qualidade do atendimento e do ambiente de trabalho. Tudo isso está plenamente alinhado ao trabalho de cada um de nossos cooperados. O Conselho de Administração está de portas abertas para recebê-los, e trabalhamos para melhorar nossos canais de acesso para que possamos ouvi-los melhor e mais ", garantiu o presidente.

Todos os presentes receberam uma cópia do Relatório de Gestão 2017 e as Demonstrações Contábeis. Antes da realização da AGO, já havia sido enviado aos cooperados um link de acesso ao documento, que também está acessível no site da Cooperativa.

Nos últimos anos, o Conselho de Administração tem optado pela versão digital do documento, de mais de cem páginas, como uma medida de economia financeira e preservação do meio ambiente, com a redução do uso de papel.

Estiveram presentes, além do presidente da Cooperativa, Sizenando da Silva Campos Jr., diretor-financeiro; Sérgio Baiocchi Carneiro, diretor de Mercado; João Damasceno Porto, diretor Administrativo; Selma Trad, diretora de Planejamento e Controle; Adriano Auad, diretor-médico; Lueiz Amorim Canêdo, diretor de Auditoria Médica; Raquel Coelho e Júlio Resplande, diretores do Conselho Técnico; Washington Ferreira Rios, diretor de Recursos e Serviços Próprios I; José Garcia, diretor de Recursos e Serviços PrópriosII.

As Demonstrações Contábeis foram apresentadas pelo coordenador da Controladoria, Rinaldo Ribas Viana, que detalhou ponto a ponto do desempenho financeiro da Unimed Goiânia, como o balanço patrimonial, as reversões e destinações do resultado, as mutações do patrimônio líquido, fluxo de caixa e as aplicações financeiras exigidas pela ANS.

O relatório dos auditores independentes, apresentado por Gilmar Wisnievski, diretor da DEGE Auditores Associados, foi favorável às demonstrações contábeis, que "apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2017 e 2016, o desempenho de suas operações e seu fluxo de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)".

Parecer do Conselho Fiscal e Votação

O coordenador do Conselho Fiscal, Geraldo Queiroz, apresentou o Parecer do Conselho Fiscal realizado com a assessoria técnica da empresa J&M Consultoria e Assessoria Contábil. Na opinião dos conselheiros fiscais, fundamentada nos exames elaborados e nos relatórios e pareceres da assessoria técnica e da auditoria independente, "as referidas demonstrações refletem adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes, as situações econômica, financeira e patrimonial da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2017". Assim, foi recomendada a sua aprovação.Para realizar a votação, os cooperados Raimundo Nonato e Eduardo Alves Teixeira foram convidados a presidir e secretariar, respectivamente, a assembleia durante a votação da prestação de contas, que foi aprovada.

Plano de Trabalho e Honorários

Também foi aprovado o Plano de Trabalho para o ano de 2018, apresentado pela diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad, com as diretrizes estratégicas elencadas a seguir:

• Manter os investimentos em comunicação e marketing para aumento do número de novos clientes e lembrança da marca;
• Expandir o Call Center clínico e o sistema de navegação de populações para gestão de cuidado populacional;
• Ampliar os projetos da ANS: OncoRede, Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado;
• Ampliar a carteira e o cuidado do Programa de Crônicos na Atenção Integral à Saúde – público-alvo: pacientes idosos, doentes crônicos, oncológicos e egressos de internação (Alta Segura);
•Ampliar e integrar o Programa de Assistência Domiciliar com as áreas afins;
•Desmembrar os atendimentos do SAU em adulto e pediátrico;
•Descentralizar os postos de coleta do Laboratório Unimed;
•Maximizar o potencial produtivo da área técnica do Laboratório Unimed;
•Ampliar e referenciar o Serviço de Quimioterapia;
•Realizar a acreditação ONA nos Recursos e Serviços Próprios I;
•Implantar sistema de gerenciamento de planos de saúde – SGU 2.0;
•Difundir o aplicativo mobile (APP) para beneficiários;
•Implantar o sistema administrativo no Espaço Sinta-se Bem;
•Implantar nova versão do Sistema TASY nos Recursos e Serviços Próprios;
•Implantar nova versão do sistema de Business Inteligence (BI);
•Realizar análises de novo sistema de Customer Relationship Management (CRM);
•Implantar política de segurança da informação em atendimento às normas de qualidade: ONA / ISO / RN277;
•Aperfeiçoar o Sistema de Gestão da Qualidade implementado com a RN 277, visando à Certificação da ISO 9001:2015;
•Incrementar a comunicação entre cooperados e o Setor de Auditoria, criando um canal direto para tratar de assuntos pertinentes à solicitação de procedimentos e recurso de glosas;
•Implantar o Plano Unimed do Seu Jeito (plano empresarial com atendimento em rede referenciada e com preços mais acessíveis);
•Implantar os Planos de Atenção Integral à Saúde (AIS);
•Novos processos de Entrevista Qualificada;
•Avaliar a qualificação da Rede Assistencial (clínicas e laboratórios)
•Implantar a Previdência Privada para os cooperados.

Honorários

Em relação à fixação do valor dos honorários ou cédula de presença dos membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do coordenador do Conselho de Especialidades, os cooperados decidiram manter os valores já praticados.

Eleição do novo Conselho Fiscal

Como coordenador da Comissão Eleitoral, o cooperado Carlos Ximenes informou à AGO que, até o prazo regulamentar para inscrição de chapas para a eleição do Conselho Fiscal, apenas a chapa Transparência e Responsabilidade foi inscrita e cumpriu todas exigências do processo eleitoral. No caso de chapa única, a eleição foi feita por aclamação da assembleia.

O novo Conselho Fiscal eleito tem a seguinte composição:

CONSELHO FISCAL - Gestão anuênio 2018-2019

Cargo Nome
Conselheiro Fiscal Efetivo   Geraldo Silva Queiroz 
Conselheiro Fiscal Efetivo  José Umberto Vaz de Siqueira
Conselheiro Fiscal Efetivo  Romes Batista Alves
Conselheiro Fiscal Suplente   Anselmo de Oliveira Franco
Conselheiro Fiscal Suplente   Luciano Carvalho Vitorino
Conselheiro Fiscal Suplente   Nelcivone Soares de Melo

 

Fonte: Unimed Goiânia


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