Unimed Goiânia distribui sobras e aprova a prestação de contas
19/03/2018
A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no último dia 12 de março, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), reuniu mais de 350 cooperados e cooperadas da Unimed Goiânia e trouxe boas notícias. Uma sobra do resultado financeiro de 2017 de R$ 7.184.809,82 será distribuída entre todos os cooperados, segundo sua produção médica (conforme determina o estatuto), por decisão da maioria.
O valor já foi depositado na quarta-feira (14/3). Nos anos anteriores, também foi feita a distribuição de sobras, no valor de R$ 10.245.353,71 (2016) e de R$ 5.307.311,68 (2015).A AGO começou com a apresentação do Relatório de Gestão do exercício de 2017, feita pelo presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, que destacou as ações e os números da Cooperativa nesse período.
"Temos mantido nossa solidez e liderança no mercado regional graças a uma gestão muito responsável e cautelosa em relação ao equilíbrio financeiro da Cooperativa e à adoção de boas práticas em todos os setores, o que garante a qualidade do atendimento e do ambiente de trabalho. Tudo isso está plenamente alinhado ao trabalho de cada um de nossos cooperados. O Conselho de Administração está de portas abertas para recebê-los, e trabalhamos para melhorar nossos canais de acesso para que possamos ouvi-los melhor e mais ", garantiu o presidente.
Todos os presentes receberam uma cópia do Relatório de Gestão 2017 e as Demonstrações Contábeis. Antes da realização da AGO, já havia sido enviado aos cooperados um link de acesso ao documento, que também está acessível no site da Cooperativa.
Nos últimos anos, o Conselho de Administração tem optado pela versão digital do documento, de mais de cem páginas, como uma medida de economia financeira e preservação do meio ambiente, com a redução do uso de papel.
Estiveram presentes, além do presidente da Cooperativa, Sizenando da Silva Campos Jr., diretor-financeiro; Sérgio Baiocchi Carneiro, diretor de Mercado; João Damasceno Porto, diretor Administrativo; Selma Trad, diretora de Planejamento e Controle; Adriano Auad, diretor-médico; Lueiz Amorim Canêdo, diretor de Auditoria Médica; Raquel Coelho e Júlio Resplande, diretores do Conselho Técnico; Washington Ferreira Rios, diretor de Recursos e Serviços Próprios I; José Garcia, diretor de Recursos e Serviços PrópriosII.
As Demonstrações Contábeis foram apresentadas pelo coordenador da Controladoria, Rinaldo Ribas Viana, que detalhou ponto a ponto do desempenho financeiro da Unimed Goiânia, como o balanço patrimonial, as reversões e destinações do resultado, as mutações do patrimônio líquido, fluxo de caixa e as aplicações financeiras exigidas pela ANS.
O relatório dos auditores independentes, apresentado por Gilmar Wisnievski, diretor da DEGE Auditores Associados, foi favorável às demonstrações contábeis, que "apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2017 e 2016, o desempenho de suas operações e seu fluxo de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)".
Parecer do Conselho Fiscal e Votação
O coordenador do Conselho Fiscal, Geraldo Queiroz, apresentou o Parecer do Conselho Fiscal realizado com a assessoria técnica da empresa J&M Consultoria e Assessoria Contábil. Na opinião dos conselheiros fiscais, fundamentada nos exames elaborados e nos relatórios e pareceres da assessoria técnica e da auditoria independente, "as referidas demonstrações refletem adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes, as situações econômica, financeira e patrimonial da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2017". Assim, foi recomendada a sua aprovação.Para realizar a votação, os cooperados Raimundo Nonato e Eduardo Alves Teixeira foram convidados a presidir e secretariar, respectivamente, a assembleia durante a votação da prestação de contas, que foi aprovada.
Plano de Trabalho e Honorários
Também foi aprovado o Plano de Trabalho para o ano de 2018, apresentado pela diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad, com as diretrizes estratégicas elencadas a seguir:
• Manter os investimentos em comunicação e marketing para aumento do número de novos clientes e lembrança da marca;
• Expandir o Call Center clínico e o sistema de navegação de populações para gestão de cuidado populacional;
• Ampliar os projetos da ANS: OncoRede, Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado;
• Ampliar a carteira e o cuidado do Programa de Crônicos na Atenção Integral à Saúde – público-alvo: pacientes idosos, doentes crônicos, oncológicos e egressos de internação (Alta Segura);
•Ampliar e integrar o Programa de Assistência Domiciliar com as áreas afins;
•Desmembrar os atendimentos do SAU em adulto e pediátrico;
•Descentralizar os postos de coleta do Laboratório Unimed;
•Maximizar o potencial produtivo da área técnica do Laboratório Unimed;
•Ampliar e referenciar o Serviço de Quimioterapia;
•Realizar a acreditação ONA nos Recursos e Serviços Próprios I;
•Implantar sistema de gerenciamento de planos de saúde – SGU 2.0;
•Difundir o aplicativo mobile (APP) para beneficiários;
•Implantar o sistema administrativo no Espaço Sinta-se Bem;
•Implantar nova versão do Sistema TASY nos Recursos e Serviços Próprios;
•Implantar nova versão do sistema de Business Inteligence (BI);
•Realizar análises de novo sistema de Customer Relationship Management (CRM);
•Implantar política de segurança da informação em atendimento às normas de qualidade: ONA / ISO / RN277;
•Aperfeiçoar o Sistema de Gestão da Qualidade implementado com a RN 277, visando à Certificação da ISO 9001:2015;
•Incrementar a comunicação entre cooperados e o Setor de Auditoria, criando um canal direto para tratar de assuntos pertinentes à solicitação de procedimentos e recurso de glosas;
•Implantar o Plano Unimed do Seu Jeito (plano empresarial com atendimento em rede referenciada e com preços mais acessíveis);
•Implantar os Planos de Atenção Integral à Saúde (AIS);
•Novos processos de Entrevista Qualificada;
•Avaliar a qualificação da Rede Assistencial (clínicas e laboratórios)
•Implantar a Previdência Privada para os cooperados.
Honorários
Em relação à fixação do valor dos honorários ou cédula de presença dos membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do coordenador do Conselho de Especialidades, os cooperados decidiram manter os valores já praticados.
Eleição do novo Conselho Fiscal
Como coordenador da Comissão Eleitoral, o cooperado Carlos Ximenes informou à AGO que, até o prazo regulamentar para inscrição de chapas para a eleição do Conselho Fiscal, apenas a chapa Transparência e Responsabilidade foi inscrita e cumpriu todas exigências do processo eleitoral. No caso de chapa única, a eleição foi feita por aclamação da assembleia.
O novo Conselho Fiscal eleito tem a seguinte composição:
CONSELHO FISCAL - Gestão anuênio 2018-2019
Cargo | Nome |
Conselheiro Fiscal Efetivo | Geraldo Silva Queiroz |
Conselheiro Fiscal Efetivo | José Umberto Vaz de Siqueira |
Conselheiro Fiscal Efetivo | Romes Batista Alves |
Conselheiro Fiscal Suplente | Anselmo de Oliveira Franco |
Conselheiro Fiscal Suplente | Luciano Carvalho Vitorino |
Conselheiro Fiscal Suplente | Nelcivone Soares de Melo |
Fonte: Unimed Goiânia