Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Unimed Goinia promove Mdulo de Educao Mdica

23/09/2015
unimed-goiania-dpoc-54135.jpeg


O Programa de Crônicos do Programa de Atenção à Saúde (PAS) promoverá o IV Módulo de Educação Médica sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), no próximo dia 21 de outubro, no auditório do Conselho Regional de Medicina do estado de Goiás (Cremego), a partir das 19h30, voltado para os cooperados que aderiram ao programa.

Os palestrantes são o Dr. Daniel Albuquerque, médico cardiologista e consultor da PHD Consulta, e a pneumologista Dra. Maria da Conceição.O III Módulo abordou o tema do Manuseio de Medicamentos, no dia 25 de agosto.

"Essa ação visa habilitar nossos médicos cooperados para atuarem em casos mais simples de pacientes com DPOC que não requerem a atuação do especialista. Já os casos complexos devem ser encaminhados ao especialista", esclarece o diretor de Recursos e Serviços Próprios II, Dr. Pedro Jorge Gayoso.O atual ciclo de treinamento médico com foco em Doenças Crônicas vem sendo realizado desde o ano passado e é voltado para os médicos cooperados que aderiram ao projeto. A ação foi ampliada para incluir também os cooperados do Centro Clínico.

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Paciente Crônico (PAPC), coordenado pelos cooperados Dra. Luiza Rosado e Dr. Maurício Viggiano. Além de cooperados especialistas, participam do PAPC profissionais de saúde de diferentes especialidades: enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e professores de educação física, entre outros.

Um dos objetivos principais do programa é desenvolver o cuidado integral e a promoção à saúde dos beneficiários, respeitando todas as determinações e orientações do médico assistente.

Como funciona o PAPC
Os pacientes que aderem ao programa respondem a um questionário de inclusão. Com a coleta de dados clínicos e do histórico de saúde de cada paciente participante, é calculada, automaticamente, a sua classificação de risco, que permite a elaboração de um plano de cuidado especialmente adaptado às necessidades de cada um.

Com isso, o paciente/beneficiário passa a ter uma tutora de cuidado, que irá monitorá-lo, periodicamente, orientando-o e apoiando-o no respeito ao seu plano de cuidado, com todas as orientações médicas.


Ações programadas no plano de cuidado

  • Consultas médicas e exames periódicos
  • Monitorização telefônica pela equipe de Enfermagem
  • Orientação por meio de aulas e palestras com diversos profissionais da área da saúde
  • Atividades do grupo operativo, denominado “Em busca da saúde integral”, que aborda os seguintes temas:
    - Mudança de hábitos e estilo de vida
    - Integralidade da saúde; autocuidado e autonomia
    - Palestras preventivas com foco em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Cânceres e outros
    - Oficinas de autocuidado: pé diabético, orientação sobre medicamentos prescritos, prática de exercícios físicos supervisionados
    - Acompanhamento individual e/ou coletivo por nutricionista e enfermeiros

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Goiânia

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: