Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Vanderlan recebe reivindicações do cooperativismo para o Senado

27/04/2022
whatsapp-image-2022-04-27-at-16-10151496.jpeg


O senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD), membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional, recebeu nesta quarta-feira (27/4) as principais reivindicações do cooperativismo brasileiro e goiano de projetos em tramitação no Senado. A reunião foi com o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, no gabinete do goiano no Senado Federal.

Entre as reivindicações do cooperativismo, destacam-se os projetos em tramitação no Senado que tratam de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) para as cooperativas de crédito e do agronegócio. Um projeto prevê a liberação dos 10% permitidos legalmente de recursos do Fundo às cooperativas de crédito.

“Também tem o projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, que atualiza a regulamentação das cooperativas de crédito, que foi escrito em conjunto com o Banco Central”, frisa Luís Alberto. Trata-se do PL 27/2020 que aprimora as regras de governança, atualiza o conceito de área de atuação das cooperativas, possibilitando a oferta de novos produtos, inovações e serviços. O BC está com as novas regulamentações prontas e aguarda apenas a aprovação do projeto no Senado.

Outra reivindicação (com projeto no Senado) do setor é não levar em consideração no limite das operações do FCO os créditos tomados por cooperativas do agronegócio em anos anteriores, o que vai permitir ampliar os investimentos deste ramo no Centro-Oeste. Além destes, outro projeto de lei também em tramitação no Senado possibilitará que cooperativas prestem serviços de telefonia móvel e banda larga fixa ou móvel no Brasil, levando internet para as localidades onde as operadoras não atuam.

Encontro

Luís Alberto solicitou à Vanderlan Cardoso que intermedeie um encontro da OCB Nacional com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. “O senador se comprometeu a viabilizar esta agenda o mais rápido possível. Ela será importante para explicarmos melhor ao presidente do Senado o impacto econômico e social destes projetos, não apenas para as cooperativas, mas para toda a sociedade goiana e brasileira. Vão permitir mais investimentos, mais empregos e maior renda para a nossa população”, afirmou.

“É um enorme prazer receber o presidente do Sistema OCB em Goiás, o meu amigo Luís Alberto. Avaliamos projetos importantes que tramitam no Senado, de interesse do cooperativismo do nosso Estado e do Brasil, setor que gera milhares e milhares de empregos. As portas do nosso gabinete sempre estarão abertas para as cooperativas e para a OCB”, afirmou o senador goiano.

O presidente do Sistema OCB/GO ressaltou ainda que o senador já deu encaminhamento hoje mesmo às principais reivindicações do cooperativismo goiano e brasileiro. “É mais uma demonstração clara do seu comprometimento com as cooperativas e cooperados de Goiás e do Brasil”, frisou.

“Vanderlan Cardoso já tem serviços relevantes prestados para Goiás e para o País, especialmente para o cooperativismo. Ficamos felizes com a sua receptividade e o seu comprometimento com o nosso setor, tendo a certeza que será um agente muito importante na nossa Frencoop”, afirmou Luís Alberto.


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: