Programas

Como funciona o PDGC

Passo 1  - Inscrição

A inscrição no Programa pode ser feita via internet por meio de acesso ao portal http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br ou nas Unidades Estaduais do SESCOOP

Para se inscrever é necessário preencher um breve cadastro que irá gerar um login e senha permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado será enviada a confirmação de sua participação no Programa.

Após a confirmação da sua inscrição a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico

Passo 2 – Diagnóstico

Antes de iniciar sua busca pela melhoria da gestão, a cooperativa precisa atuar em conformidade com a Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Também deve atender às demais regulações pertinentes ao seu ramo de atuação, tais como a LC 130 para cooperativas de crédito e a Lei 12.690 de 19 de julho de 2012 para cooperativas de trabalho, entre outras. Além disso, a cooperativa deve estar atenta ao seu ambiente interno de gestão e à prática dos princípios cooperativistas.

O questionário de Diagnóstico do PDGC é ONLINE, após a inscrição (Passo 1) e está dividido em dois blocos:

Bloco Atendimento à Legislação: É composto por 22 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar.Bloco Boas Práticas de Gestão: É composto por 10 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar.A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias, tanto no atendimento à legislação, quanto à forma de gestão.

As cooperativas que concluírem o diagnóstico ao PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá umconhecimento mais amplo sobre a situação legal e também sobre a forma de gestão na cooperativa.

Finalizado o questionário Diagnóstico a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento da Autoavaliação

Passo 3 - Autoavaliação

O questionário de Autoavaliação do PDGC é ONLINE, posterior ao preenchimento do questionário Diagnóstico (Passo 2) e está dividido em dois blocos:

Bloco Governança: É composto por 11 questões de múltipla escolha.Bloco Gestão da Cooperativa: É composto por 45 questões de múltipla escolha. 

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: