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FORMACOOP - Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas

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LOCAL 


O curso será realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO à Av. H com Rua 14 nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.


PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO 

O Programa será realizado em aproximadamente 6 (seis) meses, com início previsto para maio/2019.
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes qualificados na inscrição, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade. 
A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.2.


A QUEM SE DESTINA

Dirigentes, Conselheiros Administrativos e Fiscais, Gerentes, Técnicos e Encarregados de Setor das Cooperativas do Estado de Goiás. Serão disponibilizadas 40 vagas.


METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO 

Disciplinas ministradas mensalmente, em 02 (dois) dias consecutivos, das 8h às 17:30h, com pausa de 90 (noventa) minutos para almoço.


INVESTIMENTO

O custo total do programa é de R$ 1.435,00 (um mil, quatrocentos e trinta e cinco reais) por participante, sendo que a cooperativa/participante arcará com o custo de R$ 600,00 (seiscentos reais), caso seja filiada à OCB-GO e de R$ 840,00 (oitocentos e quarenta reais), caso não seja filiada à OCB-GO. O valor mencionado será pago à vista, no ato da assinatura do contrato. 

O saldo devedor, no valor de R$ 835,00 (oitocentos e trinta e cinco reais) para cooperativas filiadas e de R$ 595,00 (quinhentos e noventa e cinco reais) para cooperativas não filiadas, será considerado quitado ao final do curso, desde que o respectivo participante obtenha o índice mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina. Caso o participante não obtenha a frequência mínima, conforme estipulado, ou venha a abandonar o curso, a respectiva cooperativa será notificada pelo SESCOOP/GO, imediatamente depois de caracterizado o fato, quando será conferido um prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do saldo devedor, que será mensalmente atualizado pelo IGP-M, com referência inicial na data de assinatura do contrato. O custo pago no ato da inscrição não será devolvido e nem transferido para outro evento caso o participante falte ao curso ou não comunique ao SESCOOP/GO com antecedência mínima de 48 horas. O aluno desistente não terá direito à apostila ou a qualquer material distribuído no curso. 

Só poderão participar do curso as cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema OCB/SESCOOP-GO. 

Será emitido recibo do valor pago por aluno.

O boleto será emitido somente após a confirmação da regularidade da cooperativa junto ao Sistema OCB/SESCOOP-GO.


CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO 

São disponibilizadas 40 (quarenta) vagas para os interessados, respeitando as seguintes condições:

Cooperativas de origem do participante devem estar registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;

Cooperativas de origem do participante devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista e/ou GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). 

     No caso do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, as cooperativas devem estar com diagnóstico realizado até 31 de julho de 2019. O link para realizar a inscrição e diagnóstico no PDGC é: http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

Os participantes deve ser Dirigentes, Conselheiros Administrativos e Fiscais, Gerentes, Técnicos e Encarregados de Setor das Cooperativas Setor (**);
       (**) Maior tempo de serviço na cooperativa.


INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 26 de abril de 2019 ou até o limite de vagas, neste portal (o link está no final desta página).


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo pagamento integral da inscrição, e se houver desistência no decorrer do curso ou não cumprimento de frequência em cada disciplina, o valor pago não será devolvido e ainda será cobrado reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO. Somente com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula. 

Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada disciplina;


GRADE CURRICULAR 

PROGRAMA - Carga horária total – 96 horas

MOD. 1. Educação Cooperativista (16h)
MOD. 2. Introdução à Governança Corporativa (16h) 
MOD. 3. Planejamento Estratégico (16h) 
MOD. 4. Gestão Financeira (16h)
MOD. 5. Técnicas de Negociação (16h) 
MOD. 6. O Fator Humano como Chave para a Competitividade (16h) 


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo pagamento integral da inscrição, e se houver desistência no decorrer do curso ou não cumprimento de frequência em cada disciplina, o valor pago não será devolvido e ainda será cobrado reembolso do valor subsidiado pelo SESCOOP/GO. Somente com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula. 

Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% em cada disciplina;

Não serão fornecidos transporte, hospedagem e alimentação aos participantes, portanto, ao valor informado, a cooperativa/participante deverá somar essas e outras despesas complementares, para cômputo final do investimento.


EMENTAS

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA  - A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).


INTRODUÇÃO À GOVERNANÇA CORPORATIVA - O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema. Principais modelos de governança corporativa. O ambiente brasileiro da governança corporativa. Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência. Princípios e melhores práticas de governança corporativa. As questões de governança em organizações sem fins lucrativos e de autogestão.   Assembleias e conselhos: reduzindo o custo da decisão coletiva. Natureza e questões centrais da governança das cooperativas. Impacto da legislação sobre a governança das cooperativas. A importância das assembleias e conselhos na governança. Relações entre conselho e o executivo principal. Construindo princípios de boa governança para as cooperativas no Brasil. A situação da Governança Cooperativa no Brasil. Diretrizes de governança para cooperativas: as propostas do Banco Central para o sistema de crédito e utilização para demais sistemas.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Planejamento e Gestão Estratégica. Estrutura Geral de Planejamento Estratégico: Visão, Missão, Negócio, Filosofia e Políticas Empresariais, Objetivos, Metas, Orçamento. Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo. Modelo das Cinco Forças de Porter. Vantagens Competitivas. Estratégias Competitivas. Visão Estratégica do Negócio. Estudo de Caso: Planejamento Empresarial de Cooperativa.


GESTÃO FINANCEIRA - Contabilidade e Administração Financeira em Cooperativas. Estrutura e análise das demonstrações contábeis. Administração do Capital de Giro. Análise de Investimentos.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO - Os sete princípios p/ conduzir negociações bem sucedidas; Estratégicas e táticas: posso fazer - devo evitar; O raciocínio estratégico e resultado do negócio; O perfil ideal do negociador- área cooperativista; Motivação como fator de resultado em negociação;  Objeções - concessões – fechamento; Atitudes de um profissional de Alta performance; ; Passos de uma negociação; Fatores motivadores de negócio; trabalhar objeções e Argumentação; Tipos psicológicos de clientes; Fechamento de negócios; Pós-vendas; Detalhes complementares.


O FATOR HUMANO COMO CHAVE PARA A COMPETITIVIDADE - Importância do tema no contexto atual de mercado; Desempenho; Valores, Competências e Desempenho; Valores da Organização; Gestão de RH; Gestão do Conhecimento; O capital intelectual nas organizações; Participação e Comprometimento; As competências dos indivíduos para o crescimento da organização; Competências essenciais para a função; Os desafios profissionais; A arte de selecionar talentos e Como reter talentos; A grande Lição.



PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS - DETALHAMENTO DO PROGRAMA 

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. 

Para participar, são necessários 3 passos: 


PASSO 1 - INSCRIÇÃO

A inscrição no programa é feita por meio do portal http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do bloco Governança. 


PASSO 2 – BLOCO GOVERNANÇA

Promover a adoção de boas práticas de governança pelas cooperativas visando a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em âmbito nacional. Desde 2013, por meio da profícua parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), disponibiliza modelo referencial para a governança das cooperativas, pautado nos princípios universais de governança e nos princípios, valores e legislação cooperativistas. 

O questionário de Governança do PDGC é ON-LINE, e vem logo após a inscrição (Passo 1): 

Bloco Governança: É composto por 23 questões de múltipla escolha. A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias em Governança.

As cooperativas que concluírem o bloco de Governança do PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação referente à governança na cooperativa.  Finalizado o questionário Governança, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento bloco Gestão. 


PASSO 3 – BLOCO GESTÃO

Este Questionário avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente e utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. 

O questionário de Gestão do PDGC é on-line, posterior ao preenchimento do questionário Governança (Passo 2): 

Bloco Gestão: É composto por 46 questões de múltipla escolha. As cooperativas que concluírem o bloco de Gestão do PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação referente à gestão na cooperativa.       

* Para mais informações, entre em contato conosco, pelos telefones: (62) 3240 8913/8933 – Departamento de Monitoramento.

 

 

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