Cursos/Eventos

curso | 30 VAGAS | 35H

FORMACOOP - Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas

O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, com os objetivos:

O Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas tem como objetivo explorar as principais ferramentas de gestão e governança que irão possibilitar o aprimoramento da sustentabilidade no segmento cooperativista. O intuito é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as principais práticas, atitudes, conhecimentos e posturas dos líderes das cooperativas e disseminar o conhecimento sobre as Sociedades Cooperativas, enquanto organização de pessoas e estruturação organizacional. De encontro a isso o programa irá explorar instrumentos e ferramentas de gestão governança que possibilitem o aprimoramento das sociedades cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento de competências necessárias a construção de uma vantagem competitiva efetiva sustentável para as cooperativas do estado de Goiás.

Público alvo

Dirigente, empregado de cooperativa e cooperado das cooperativas do Estado de Goiás.

Vagas

30

A realização do programa está condicionada a formação de turma.

Horário

Das 19:00 às 21:30 horas (encontros majoritariamente às segundas e terças-feiras)

Carga horária

35 horas

Março

Cronograma

Módulo I – Cooperativismo – 18/03 e 19/03/2024

Módulo II – Governança Corporativa – 25/03 e 26/03/2024

Módulo III – Resolução de Conflitos e Comunicação – 01/04 e 02/04/2024

Módulo IV – Contabilidade – 08/04 e 09/04/2024

Módulo V – Comunicação Organizacional e Pessoal – 15/04 e 16/04/2024

Módulo VI – Gestão Financeira – 22/04 e 23/04/2024

Módulo VII – Sustentabilidade – 29/04 e 02/05/2024

Inscrições

Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 03/03/2024 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.

Investimento

R$100,00 (cem reais) pagamento via boleto bancário

Modalidade

On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo) pela plataforma Zoom

Pré-requisito

– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.

Frequência/Certificação

A certificação será concedida pelo ESCOOP após o fechamento do curso. Para a certificação, será observado se o requisito de 75% de frequência em participação no Curso foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.

Instituição

A Instituição de Ensino responsável pelo treinamento será a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, que iniciou suas atividades em 2012 tendo como proposito a formação acadêmica e a capacitação de profissionais com competência para atuar na gestão das sociedades cooperativas.

Ementa do Programa

Módulo I – Cooperativismo (5h)

A cooperação, o cooperativismo, cooperativa e o cooperativista. Como funciona o segmento cooperativista. A importância de disseminar o cooperativismo para colaboradores e cooperados. Os princípios cooperativistas na atualidade. Base da legislação cooperativista, Lei 5.764/71. Apresentação do Capacitacoop e incentivo dos cooperados e colaboradores na realização dos cursos.

Módulo II – Governança Corporativa (5h)

O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema. Principais modelos de governança corporativa. O ambiente brasileiro da governança corporativa. Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência e conflitos de interesse. Princípios e melhores práticas de governança corporativa pelo compêndio de boas práticas do Sistema OCB. A importância das assembleias e conselhos na governança. Relações entre conselho e o executivo principal. OQS – Aspectos estratégicos para a organização do quadro social. Questionário de Governança do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Módulo III – Resolução de Conflitos e Comunicação (5h)

Explorar os tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais; conflitos interorganizacionais, conflitos capital-trabalho). Discutir os conflitos políticos e grupos de interesses. Abordar as técnicas de administração de conflitos, negociação e mediação. Reflexão sobre a postura e condutas esperadas dos dirigentes e gerentes, no que tange ao contato com informações sigilosas, colaboradores, cooperados e demais partes interessadas em contato com a cooperativa.

Módulo IV – Contabilidade (5h)

Demonstrações contábeis. Noção geral da contabilidade societária – ITG 2004. Análise de demonstrações financeiras. Indicadores econômico-financeiros.

Módulo V – Comunicação Organizacional e Pessoal (5h)

Comunicação empresarial – marketing com os stakeholders.

Relacionamento com o cooperado. Práticas essenciais na comunicação corporativa. Posicionamento organizacional e canais de comunicação (ênfase em canais digitais). Comunicação com assertividade e empatia.

Como romper com círculos viciosos na comunicação e aprimorar os relacionamentos interpessoais. Identificação de pontos de conflito e estratégias para superar os desafios da comunicação.

Módulo VI – Gestão Financeira (5h)

Ambiente macroeconômico. O papel e as funções do administrador financeiro. Administração financeira da cooperativa. Fatores que influenciam o planejamento financeiro. Controles operacionais e financeiros. Projeção de fluxo de caixa. Orçamento.

Módulo VII – Sustentabilidade (5h)

Analisa a crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental.

Responsabilidade Social. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. ESG. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis como o Global Reporting Initiative e Balanço Social Cooperativo.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se for atendido o pré-requisito.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:

(62) 3240-8916 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br