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curso | 45 VAGAS | 42H

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CEO’S

O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Desenvolvimento de CEO’s 2023, com os objetivos:

  • aperfeiçoar o processo de Gestão e Governança das Cooperativas Goianas por meio da qualificação de seus dirigentes;
  • despertar nos participantes a necessidade de se antecipar às transformações de mercado e de tecnologia;
  • promover um ambiente favorável para o intercâmbio de experiências e do conhecimento;
  • promover o debate aberto sobre o contexto, as tendências e as oportunidades para um cooperativismo mais colaborativo e sustentável;
  • imersão em temáticas de gestão, com visão nacional e internacional;
  • aprendizado e mudança de mindset.

Público alvo

Dirigentes das Cooperativas, sendo: presidentes, vice-presidentes, diretores executivos, superintendentes e gerentes.

Vagas

01 turma de 40 participantes. A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos.

Previsão de Início/duração

Previsão de início: 01 de junho de 2023

Previsão de término: 04 de agosto de 2023

Duração de 2 meses

Carga Horária / Modalidade

42 horas

Sendo:

5h de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, com conteúdos correspondentes ao tema do módulo (assíncronas)

28h encontros ao vivo (síncronos online via Zoom)

1h palestra (síncrono)

8h (presencial)

O encontro presencial – Módulo 5, será realizado na Fundação Dom Cabral, Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760, Alphaville, Lagoa dos Ingleses – Nova Lima/MG.

Para o módulo presencial, o SESCOOP/GO disponibilizará aos participantes hospedagem e transporte aéreo ida/volta e transfer do aeroporto de Belo Horizonte/Nova Lima/Belo Horizonte. Alimentação e deslocamento terrestre será por conta da cooperativa/participante.

Cronograma

MÓDULOTEMADATAHORÁRIO
Módulo 1 Online: ZoomQual o Papel das Organizações no Contexto BANI?01/06/202319h00 às 22h30
05/06/202319h00 às 22h30
Módulo 2 Online: ZoomCultura de Riscos e Resiliência das Cooperativas no Novo Normal19/06/202317h30 às 21h00
21/06/202317h30 às 21h00
Módulo 3 Online: ZoomESG como Motor de Inovação03/07/202319h00 às 22h30
05/07/202319h00 às 22h30
Módulo 4 Online: ZoomDiversidade e Inclusão como Essência do Cooperativismo17/07/202319h00 às 22h30
19/07/202319h00 às 22h30
Módulo 5 Presencial: FDC Nova LimaLíder como Agente do Progresso na Construção de um Mundo Melhor04/08/202308h30 às 17h15
Palestra: Performance e Progresso – Integrating Business *online síncrono com tradução simultânea17h15 às 18h30

*Cronograma para o programa poderá sofrer alterações.

Inscrição

Deverá ser feita pela internet por meio do site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 15/05/2023 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.

Investimento

O investimento total por participante será de aproximadamente R$ 8.295,00 (oito mil duzentos e noventa e cinco reais) sendo esse montante arcado 100% pelo SESCOOP/GO a título de bolsa de estudos, via Termo de Parceria ou Contrato firmado junto ao SESCOOP/GO.

Pré-requisitos

– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.

– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no curso.

Frequência/Certificação

– A certificação será concedida pela FDC após o fechamento do curso para os participantes concluintes com igual ou mais de 75% de frequência. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.

Ementa

Módulo 1 – QUAL O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO BANI?

• Ciclos hegemônicos

• A terceira corrida colonial

• Ciclos tecnológicos

• A revolução tecnológica

• Cenário Brasil de longo prazo

• Técnica de cenários

• Modelo VUCA/BANI

• Mundo SOHO O futuro do trabalho

Módulo 2 – CULTURA DE RISCOS E RESILIÊNCIA DAS COOPERATIVAS NO NOVO NORMAL

• A relevância da cultura de riscos e ambidestria organizacional para a resiliência de uma organização.

• A mudança do ambiente de risco: Ameaça ou oportunidade para as cooperativas?

• A gestão de riscos após a tempestade perfeita: aprendizagem e novo ambiente de risco nacional e mundial

• A relevância da gestão dinâmica da crise nos processos de GdR

• O aprimoramento das práticas de risk management durante e após a crise.

• A resiliências dos financiadores de cooperativas de produção e serviços.

• Papel e composição, frequência e funções do comitê de crise.

• Novos riscos: identificação, avaliação e interdependências.

Módulo 3 – ESG: COMO INVESTIR EM UM MUNDO MELHOR?

• Fortalecendo o debate da inovação e ajustando-se às mudanças econômicas, tecnológicas e comportamentais.

• Como usar ESG para impulsionar ao cooperativismo e a inovação?

• ESG & Competitividade: como assuntos socioambientais geram valor para as cooperativas?

• De olho no mercado: como as cooperativas se comparam com outras instituições no âmbito de ESG?

• Inovação como motor que leva as cooperativas ao crescimento e à perenidade.

• Recomendações para um posicionamento ESG nas cooperativas.

Módulo 4 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO COMO ESSÊNCIA DO COOPERATIVISMO

• Diversidade, inclusão e equidade.

• Gerando mais inclusão social, respeito e desenvolvimento sustentável.

• Segurança psicológica e o aumento da produtividade.

• Saúde mental x Transformação comportamental.

• Diversidade e inclusão como estímulos à inovação.

• A liderança feminina no contexto das cooperativas.

• A relevância da diversidade para a economia compartilhada.

Módulo 5 – PRESENCIAL – LÍDER COMO AGENTE DO PROGRESSO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR

• Assessment

• Ética, propósito e liderança.

• Líder inspirador e transformador.

• Líder como agente de transformação digital.

Walking the talk e a narrativa inspiradora no repertório das lideranças.

• O que mudou? O que segue mudando?

• Momentos de compartilhamento.

Módulo 5 – ONLINE SÍNCRONO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA- PALESTRA – PERFORMANCE E PROGRESSO INTEGRATING BUSINESS

Instituição – Fundação Dom Cabral

Há mais de 40 anos, a Fundação Dom Cabral se destaca em seu campo de atuação pela capacidade de empreender uma leitura detalhada das reais necessidades dos clientes. É exatamente essa visão ampla e aprofundada que permite à FDC formular Soluções Educacionais adequadas a cada caso, promovendo melhores resultados e novas oportunidades de desenvolvimento para indivíduos e organizações. Nossa filosofia respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Unindo teoria e prática, a FDC promove a capacitação de executivos, gestores públicos, empresários e organizações. A parceria com escolas internacionais e professores com larga experiência de mercado e rica vivência organizacional possibilita uma troca intensa e produtiva durante os Programas. São Soluções Educacionais sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições nos Estados Unidos, na China, na Índia e em outros países da Europa e América Latina.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
  • As despesas extras (frigobar, ligações telefônicas, bebidas, etc.) serão pagas pelo participante, diretamente ao hotel no momento de sua saída/check out;
  • Salientamos que as inscrições enviadas são de total responsabilidade da cooperativa. Caso o participante não compareça ao evento presencial em Nova Lima ou desista da participação, a cooperativa arcará com o pagamento de todas as despesas referentes à hospedagem e transporte aéreo;
  • Caso tenha desistência do participante inscrito, o mesmo deverá formalizar ao SESCOOP/GO, por e-mail, com antecedência mínima de sete dias da realização do evento presencial. A formalização é necessária para ajustes na logística, porém não abona o pagamento das despesas;
  • A certificação no Programa de Desenvolvimento de CEO’s é um pré-requisito para participação no Programa Executivo Internacional*.

*Público alvo será divulgado posteriormente.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:

(62) 3240-8926 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br