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Programa de Formação de Conselheiros Administrativo e Fiscal

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Amigo(a) cooperativista, devido à pandemia de coronavírus e todos os esforços empreendidos para evitar o aumento de casos de COVID-19 no Estado de Goiás, o SESCOOP/GO optou por primeiramente suspender todos os seus eventos centralizados, mas com o prolongamento da crise sanitária, vários deles foram convertidos para o formato EaD. Outros eventos e programas, porém, tiveram que ser cancelados e, infelizmente, é o caso deste. De toda forma, sabemos do seu interesse por essa iniciativa e estamos engajados para oferecê-la o mais breve possível, prezando por sua saúde e pela de nossa comunidade.

O SESCOOP/GO tem como objetivo o desenvolvimento humano e a profissionalização das cooperativas, promovendo atividades de Formação Profissional e Promoção Social em parceria com as cooperativas goianas. Considerando a importância da atuação dos Conselheiros Administrativos e Fiscais para o exercício de suas funções e contribuindo com o desenvolvimento dos processos de governança, a entidade oferece o Programa de Formação de Conselheiros Cooperativistas Administrativo e Fiscal.
Confira!


PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO

• O programa tem 32 (trinta e duas) horas/aula, divididas em 2 (dois) módulos, que ocorrem, cada qual em 1 (um) encontro de 2 (dois) dias consecutivos;

Turma 1
Local: sede do SESCOOP/GO - Avenida H, Esquina com Rua 14 - Goiânia

Data: 06 e 07/04 e 07 e 08/05/2020


Turma 2
Local: sede da COOPERCAMPI - Campinorte

Data: 25 e 26/06 e 20 e 21/07

• A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos.
• Caso haja alterações na agenda, haverá comunicado com antecedência.



A QUEM SE DESTINA

Membros efetivos ou suplentes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e Cooperados que pretendem exercer a função.

Serão disponibilizadas 35 vagas.


METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO

Disciplinas ministradas mensalmente, em 02 (dois) dias consecutivos, das 8h às 17:00h, com pausa de 1 (uma) hora para almoço.



INVESTIMENTO

Para o Programa de Formação de Conselheiros Cooperativistas – Administrativo e Fiscal, a cooperativa a que o participante esteja vinculado ficará obrigada ao pagamento, ou de R$ 200,00 (duzentos reais), se filiada ao Sistema OCB/SESCOOP-GO, ou de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais), se não filiada ao Sistema OCB/SESCOOP-GO.



EMENTA

Módulo I - Legislação Cooperativista e Governança – 16 horas/aula

  • Legislação Cooperativista e Governança: Aspectos legais das sociedades cooperativas;
  • Governança corporativa aplicada nas cooperativas: histórico da governança, princípios da Governança e melhores práticas da governança corporativa.

Módulo II - Atuação do Conselho de Administrativo e Fiscal – 16 horas/aula

  • Atuação do Conselho de Admin e Fiscal: - Atuação do Conselho de Administração
  • Reuniões do Conselho de Administração: procedimentos, conclusão e encaminhamentos
  • Estrutura de funcionamento do Conselho de Administração – código de conduta e melhores práticas;
  • Responsabilidades, atribuições e competências;
  • Relatório de gestão. - Atuação do Conselho Fiscal;
  • Planejamento e condução de reuniões;
  • Responsabilidade e atribuições do Conselho Fiscal;
  • Documentação;
  • Canais de divulgação dos trabalhos do Conselho Fiscal;
  • Parecer do Conselho Fiscal
  • Ética nos negócios
  • Análise de Balanço Patrimonial e Demonstração de Sobras ou Perdas;
  • Estrutura do balanço, análises financeiras, indicadores financeiros, análise de balanço e demonstração de sobras ou perdas;
  • Atividade prática no Balanço Patrimonial e Demonstração de Sobras ou Perdas da cooperativa do participante.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição via boleto bancário que será emitido pelo SESCOOP/GO. Somente com a compensação do pagamento será considerada efetivada a inscrição; caso haja 2 (dois) ou mais participantes inscritos e vinculados a uma mesma cooperativa, será gerado boleto bancário único, consolidando o valor total das inscrições de participantes ligados à cooperativa;
• Será fornecido certificado de conclusão aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no Programa;
• Não serão fornecidos transporte, hospedagem, estacionamento e alimentação aos participantes;
• Será fornecido material didático digital;
• O participante desistente não terá direito ao material didático ou qualquer material distribuído no programa.


CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES

São disponibilizadas 35 (trinta e cinco) vagas para o público específico obedecendo aos seguintes critérios:

• Cooperativas de origem dos participantes devem estar registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;
• Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, de, pelo menos um Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO, tais como: PAGC(Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, GDA (Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro) e/ou PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). 
• O link para realizar a inscrição e diagnóstico no PDGC é: pdgc.somoscooperativismo.coop.br com início em 03/02/2020 e prazo final até 02/03/2020.
Para maiores informações entrar em contato: (62) 3240 – 8933.


INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 08/03/2020.




          PROGRAMA CANCELADO        

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