Dia C

Sobre o DIA C GOIS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB/GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Fique de olho

Mapeamento de oportunidades - Cooperativas do Ncleo Central


O Sistema OCB/GO, que tem sua sede em Goiânia, representava, em 2020, mais de 230 cooperativas, distribuídas em todo o Estado. Buscando aumentar a capilaridade na sua área de atuação e melhor atender as cooperativas goianas, a instituição criou seis Núcleos Regionais Cooperativos: Central, Nordeste, Noroeste, Norte, Sul e Sudoeste.

Para criação desses núcleos, o Sistema OCB/GO usou como base as divisões das mesorregiões, adaptando-as de maneira que, em cada um dos núcleos, houvesse pelo menos uma cooperativa atuante no Sistema e com estrutura física adequada e disponível para realização de eventos. Portanto, trata-se de um critério de regionalização adaptado, que se leva em consideração a posição geográfica de cooperativas que possam atuar como ponto focal facilitador de encontros, motivo pelo qual foi adotado o termo Núcleo, em vez de Região, para se referir a essa particular delimitação territorial.

Seguindo essa lógica, foram mapeadas cooperativas parceiras para auxiliar no desafio de descentralizar a atuação do Sistema OCB/GO e aproximar cooperativas que, muitas vezes, não participavam de eventos da entidade, em razão da distância de sua localização com a capital do Estado.

Dado esse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar algumas características econômicas e sociais dos municípios que compõem especificamente o Núcleo Cooperativo Central, de forma a encontrar oportunidades para o fortalecimento do cooperativismo em seus limites geográficos, seja por meio da criação de novas cooperativas para o desenvolvimento de atividades potenciais ou mediante estímulo ao crescimento das que já estão em funcionamento.

Conheça o estudo completo acessando o e-book clicando aqui!

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: