Focado em fomentar a inovação, gerando benefícios aos seus processos, produtos e colaboradores, o Sicredi fechou parceria com a 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta do país. O foco do projeto é reforçar a interação do Sicredi com o ecossistema de inovação por meio da criação de desafios às startups e, ao mesmo tempo, promover a capacitação dos seus colaboradores sobre o tema.

A iniciativa tem como base a utilização da Plataforma de Conexão da 100 Open, por meio do qual será realizada a interação entre Sicredi e startups. Por meio da plataforma, colaboradores das estruturas que compõem o Sicredi em todo Brasil poderão cadastrar desafios de negócio ou processos e eles serão integrados a um sistema de conexão com startups, possibilitando às empresas interessadas realizar a inscrição de soluções. Por meio do Portal também será realizado o fluxo de comunicação entre colaboradores do Sicredi e startups, com o objetivo de conectá-los para feedback, aconselhamento e mentoria durante o processo.

A qualificação dos colaboradores será realizada por meio de uma jornada de imersão no programa da 100 Open chamado Programa de Mentoria 100-10-1, que terá duração de um ano e será dividida em três etapas de engajamento. Na primeira etapa o objetivo é conhecer o ecossistema e avaliar o potencial de pelo menos 100 startups relevantes para o perfil do colaborador participante, a segunda é testar suas habilidades, oferecendo conselhos para as classificadas como de alto potencial e a terceira é desenvolver um relacionamento mais profundo como mentor de startups.

“A inovação é um elemento fundamental na nossa visão de futuro e esta parceria nos gera o benefício de conexão com um canal bastante consolidado de interação com as startups, ao mesmo tempo promovendo o aprimoramento dos conhecimentos dos nossos colaboradores sobre inovação aberta”, afirma Rodrigo Severo, especialista em Inovação do Sicredi.

“O grande diferencial é que o Sicredi é uma instituição cooperativa de atuação nacional e um dos desafios é a formação das pessoas para que todos tenham habilidades para extrair valor por meio da open innovation. Tem sido um trabalho pautado na democratização da inovação aberta e esse cuidado reflete a importância da capacitação para uma reputação positiva no ecossistema de inovação”, comenta Daniel Vasserman, head de Comercial & Atendimento da 100 Open Startups.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 150 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais de 40 mil acordos de open innovation e R$ 3,5 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 20 mil startups e 6 mil corporações participantes da plataforma.

Fonte: Assessoria de imprensa