Está chegando o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). O evento promete ser um novo marco na trajetória do movimento no Brasil ao consolidar as novas Diretrizes Estratégicas do Cooperativismo. A partir desta terça-feira (14/05), em Brasília, cooperativistas de todo o país, inclusive de Goiás, participam de uma programação que vai focar em sete temas: Comunicação, Cultura cooperativista, ESG (ambiental, social e de governança), Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação.

Diante do cenário atual, a comitiva do Rio Grande do Sul precisou cancelar a ida presencial ao evento. Então, foi feito um pequeno ajuste na programação do 15º CBC e haverá a transmissão ao vivo da plenária para que todos possam acompanhar conosco à distância. Para assistir às plenárias, acesse:

https://in.coop.br/15-cbc-transmissao

O regimento interno do 15º CBC define os objetivos do Congresso e traz uma lista dos temas que serão abordados, além de detalhar a estrutura organizacional, bem como a previsão do momento em que será divulgada a consolidação de propostas aprovadas como as Diretrizes Estratégicas do Cooperativismo. O manual de procedimentos, que descreve as regras para o andamento das discussões, votação e priorização de diretrizes, também está disponível, o que garante transparência e participação ativa de todos os envolvidos.

Palestrantes

O Congresso irá receber palestrantes renomados, como Sonja Novkovic, diretora do International Centre for Co-ooperative Management (ICCM); Glaucia Guarcello, COO da The Bakery; Rubens Mazzali, professor da FGV; Rosilene Rosado, consultora ESG; Gisele Gomes, consultora em diversidade e inclusão; Walter Longo, publicitário e especialista em inovação; Dado Schneider, palestrante sobre Geração Z & futuro do trabalho; e Carlos Busch, executivo e colunista da MIT Technology Review, entre outros.

Um dos destaques do evento será o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2024, com as pautas prioritárias e demandas do movimento no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A Agenda reúne os principais temas de impacto do setor, para que os agentes públicos foquem e tenham atenção redobrada a essas propostas, para o fortalecimento do papel do cooperativismo como parte da pauta estratégica do país.

Programação

No primeiro dia (14), o credenciamento dos participantes irá anteceder a cerimônia de abertura às 16h, com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Logo em seguida, às 16h30, haverá a palestra magna do congresso e, às 17h30, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella irá apresentar os principais resultados do cooperativismo desde o 14º CBC, em 2019. Às 19h, acontece o lançamento da Agenda Institucional do Coop.

No segundo dia, 15 de maio, o evento terá início às 8h15 com a autora, pesquisadora e futurista Martha Gabriel e, às 10h, serão abertas as salas temáticas com palestras e debates que irão abordar diversos temas, seguidas por um intervalo de almoço e continuação das discussões nas salas temáticas, com espaço para a participação ativa dos congressistas.

O terceiro e último dia do evento também tem início previsto para às 8h15, com destaque para a priorização das diretrizes definidas durante os debates do dia anterior. Às 12h, o CEO da Tátil Design, Fred Gelli, comanda palestra a partir do tema O que somos? Construindo futuros a partir do nosso lugar de potência. O encerramento do evento ocorre às 12h45.