A área de tecnologia da informação evolui muito rápido e os profissionais de TI precisam estar atentos às novidades. Inteligência Artificial, Big Data e Cloud Computing são exemplos de inovações que despontaram nas últimas décadas e são muito comuns hoje em dia. Para manter os profissionais das cooperativas goianas atualizados, o Sistema OCB/GO realizou o 3º Fórum Goiano de Tecnologia da Informação para Cooperativas, nesta sexta-feira (24), no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. Cerca de 150 profissionais de TI de cooperativas goianas conferiram as palestras, presencialmente e também on-line.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, participou da abertura do evento e salientou que a realização do Fórum de TI é mais uma ação para consolidar uma diretriz estratégica da entidade, a da Inovação. “A tecnologia tem que ser algo muito familiar nas cooperativas. Elas precisam ter intimidade e conhecer isso, é um fator de aumento de produtividade, competitividade”, disse. “É preciso massificar esse conhecimento. E esse evento de hoje faz parte deste esforço”, completou.
O gerente de TI do Sistema OCB/GO, Frank Philson, confirmou que a disseminação do conhecimento sobre tecnologia nas cooperativas goianas é uma preocupação da entidade e, até por isso, o Fórum foi realizado em formato híbrido. “A vida de quem está na área de inovação tem muito estudo, muito trabalho. O nosso objetivo é atender nossos colegas de TI das cooperativas que não puderam estar pessoalmente aqui hoje”, explicou.
Palestras
O tema da primeira palestra da tarde foi Inteligência Artificial e Business Intelligence (B.I). O gerente da Viasoft, Leonardo Rocha, empresa de tecnologia do Paraná, disse que um dos maiores desafios para implementar o B.I. é a cultura de uma organização. “Às vezes, a cultura da cooperativa precisa ser mudada para implantar o B.I, as pessoas que trabalham nesse processo precisam estar abertas para usar essas soluções. São processos novos”, apontou.
Em seguida, foi a vez de Mário Costa, arquiteto de soluções da Oracle, que falou sobre Cloud e tecnologias emergentes. Segundo ele, custo, flexibilidade, segurança e simplicidade são atrativos de trabalhar em nuvem. “Na média, a economia de uma pequena empresa quando migra para a Cloud é de 36%”.
Segurança da informação também foi um dos temas tratados durante o fórum. Desta vez, segurança de dados, riscos de invasão, uso de inteligência artificial para golpes e sequestro de dados foram assuntos tratados em um bate-papo entre Frank Philson, gerente de TI do Sistema OCB/GO e Luciéliton Mundim, sócio fundador da NOX5 Offensive Security e CTO no InovaTi Sicoob.