A Unimed Cerrado encerrou a campanha de Janeiro Branco reunindo especialistas em saúde mental para oferecerem dicas e orientações sobre saúde mental em uma palestra online gratuita, transmitida na última segunda-feira (27). Estudos mostram que falar sobre o tema tem se tornado cada vez mais necessário, com uma pesquisa feita pela Neurotech Sapien Labs apontando que o índice de saúde mental do brasileiro é o quarto pior do mundo.

A Unimed Cerrado tem empreendido esforços para contribuir com a reversão desse quadro por meio do programa Bem Me Quero, que traz uma plataforma dedicada a ajudar a população em geral a encontrar informações para cuidar da saúde mental de forma integral. Realizada dentro desse projeto, a palestra foi mediada pela médica de família e comunidade Sarah Sant’Anna e trouxe o tema “Corresponsabilidade com a própria saúde”.

Durante o evento on-line, a psicóloga Lorena Marques e o médico Yaidel Naranjo falaram sobre como é possível adotar hábitos para manter a saúde mental em dia, como notar sinais de que algo não está bem e até quando é necessário buscar ajuda de um profissional de saúde.

Janeiro Branco

O tema escolhido realmente é valioso já que o último levantamento feito pelo Instituto Ipsos aponta que 52% dos brasileiros estão preocupados com sua saúde mental. Contudo, a ajuda especializada ainda alcança apenas um quarto da população, como mostra a Pesquisa Nacional de Saúde. Mais do que falta de acesso, o problema também esbarra em tabus e estereótipos de fraqueza e falta de autocontrole emocional. Já no ambiente profissional, perdura a noção de que o adoecimento mental é algo isolado do trabalho e que a busca por melhora compete apenas ao indivíduo.

Também por isso, a Unimed Cerrado tem promovido a conscientização acerca do programa Bem Me Quero entre seus colaboradores, tenham eles longo tempo de casa ou sejam recém-contratados. De forma complementar, a cooperativa vai realizar presencialmente uma palestra semelhante voltada a seu público interno.

Já por meio da plataforma, que pode ser acessada no endereço bemmequero.unimedcerrado.com.br, é possível encontrar desde informações básicas sobre o que é saúde mental até orientações mais aprofundadas sobre práticas para melhorar o bem-estar mental e emocional e trilhas de autocuidado guiado com o suporte de vídeos. Os dados mostram que a saúde mental do brasileiro segue se deteriorando e a Unimed Cerrado tem buscado oferecer soluções disponíveis de forma permanente e gratuita para ajudar a reverter esse cenário.

Fonte: Assessoria Plena