O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Gestão 4.0 para Gerentes, com os objetivos:
- Proporcionar aos participantes do programa uma compreensão abrangente e aprofundada das habilidades gerenciais essenciais, incluindo liderança, comunicação eficaz, tomada de decisões, resolução de problemas e gestão de conflitos.
- Capacitar os gerentes das cooperativas a pensar estrategicamente e a promover a inovação em suas organizações, buscando oportunidades de crescimento e adaptando-se às mudanças do ambiente de negócios.
- Aprimorar as habilidades dos participantes em gestão financeira, contabilidade e administração, permitindo uma melhor alocação de recursos e uma gestão mais eficiente das operações das cooperativas
- Conduzir os participantes para uma reflexão e provocar discussões sobre sua responsabilidade e compromisso no negócio das COOPERATIVAS, para a realização dos objetivos e resultado de seus times.
- Contribuir para o desenvolvimento dos GERENTES na aplicação eficiente e eficaz de conceitos, técnicas e práticas gerenciais, de forma a influenciar positivamente, definir estratégias e engajar suas equipes rumo à alta performance.
- Colocar em prática ferramentas ESG nas cooperativas trabalhando os três pilares de forma efetiva.
Público-alvo
Gerentes de cooperativas.
Vagas
40
Será disponibilizada 02* (duas) vagas por cooperativa.
*Em caso de disponibilidade de vaga, será aberto o atendimento a mais de dois participantes. As confirmações serão realizadas somente após encerramento do período de inscrições.
A realização do programa está condicionada a formação de turma.
Previsão de início /Duração
01, 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26, 27 e 28/08/2025 (Online)
16, 17 e 18/09/2025 (Presencial São Paulo)
Horário
Módulos on line das 18:00 às 22:00 h
Módulos Presenciais das 08:30 às 17:30 h
Programação/Cronograma
Kick-off Assessstement “Que líder sou eu?” (on-line)
Módulo I As Novas Regras do Novo mercado de Gestão 4.0 (on-line)
Módulo II Integrando Negócios, Carreiras e Cooperativas: Paradigma de Liderança e Gestão (on-line)
Módulo III Inovação e Tecnologia: Desconstruindo de Reestruturando a Disrupção (on-line)
Módulo IV Liderando a Sociedade :Construindo Legados Transformadores (on-line)
Módulo V Partnership e Cultura (Presencial)
Módulo VI ESG e Reputação: Da Estratégia à Implantação (Presencial)
Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 30/06/2025 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.
Investimento
O investimento total por participante será de aproximadamente R$ 15.500,00 (Quinze Mil e quinhentos Reais) sendo esse montante arcado 100% pelo SESCOOP/GO a título de bolsa de estudos, via Termo de Parceria ou Contrato firmado junto ao SESCOOP/GO.
Carga horária
66 horas
Modalidade
On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo) pela plataforma ZOOM
Presencial – Na Cidade de São Paulo
Pré-requisitos
– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.
– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no curso.
Frequência/Certificação
A certificação será concedida pela Faculdade FIA após o fechamento do curso. Será expedido certificado digital aos alunos que obtiverem presença mínima de 75% (setenta e cinco) da carga horária total do curso. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.
Para participação no módulo presencial será necessário 75% de frequência nos módulos de formato on-line.
Instituição: FIA
A FIA – Fundação Instituto de Administração foi criada por professores do Departamento de Administração da FEA/USP em 1980 para oferecer ao mundo corporativo pesquisa, consultoria e educação continuada. Há mais de 40 anos, a FIA é reconhecida como uma das melhores escolas de negócios, em educação executiva e consultoria, com soluções customizadas para organizações do setor privado e público, sendo referência no Brasil e em vários outros países. Porque, na FIA, você aprende a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo no mundo dos negócios e na sociedade.
Ementa
Kick-off Assessstement “Que líder sou eu?” (on-line 10 horas)
- Avaliação para identificar o perfil de liderança dos participantes e entender os desafios desse perfil para iniciar a jornada de aprendizado + Palestra de Abertura.
Módulo I As Novas Regras do Novo mercado de Gestão 4.0 (on-line 8 horas)
- Estratégia adaptativa
- Novos modelos de negócio
- Transformações do mercado
- Cliente como motor de crescimento
Módulo II Integrando Negócios, Carreiras e Cooperativas: Paradigma de Liderança e Gestão (on-line 8 horas)
- Gestão 4.0
- Gestão focada em resultados
- Construindo “Organizações Infinitas”
- Novas habilidades executivas
Módulo III Inovação e Tecnologia: Desconstruindo de Reestruturando a Disrupção (on-line 8 horas)
- A Inovação na nova gestão do futuro
- Tecnologias emergentes aplicadas a gestão
- Inteligência artificial na prática
- Inovação e resultado
Módulo IV Liderando a Sociedade :Construindo Legados Transformadores (on-line 8horas)
- Estilos e estratégias de liderança
- Liderança Ética
- Protagonizando a mudança organizacional
- Diversidade nas organizações
- Dominando o processo de tomada de decisões
Módulo V Partnership e Cultura (Presencial 12 horas)
- Entenda da Gestão por contexto: Contexto inovador de Gestão por Contexto, desafiando o modelo tradicional de planejamento e controle. O participante aprenderá a promover uma organização/cooperativa que equilibra liberdade e responsabilidade, incentivando as equipes a trabalhar coletivamente para atingir objetivos comuns. Modelo e caso reais serão discutidos e a relação de como lidar com novas propostas para temas da atualidade.
Módulo VI ESG e Reputação: Da Estratégia à Implantação (Presencial 12 horas)
- Compreendendo a Amplitude ESG e Reputação: Conceito ESG, desenvolvimento sustentável ao ESG, Cidadania, Diversidade e Inclusão nas organizações, discussão sobre o papel da liderança no desenvolvimento e manutenção de negócios alinhados ao desenvolvimento sustentável. Exploração e compreensão respeito da liderança sustentável. Apresentação de modelos de liderança descentralizada e movidas por valores. Reflexão sobre casos, práticas e impactos de uma liderança sustentável. Aproximação entre as práticas e os discursos relacionados aos pilares reputacionais.
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se ela autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
- SESCOOP/GO irá disponibilizar passagem aérea com saída de Goiânia/GO a São Paulo/SP, e hospedagem em quarto duplo, demais despesas serão de responsabilidade do participante.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:
Paulo Henrique (62) 3240-8918 (ligações e WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br