Ihasminy Teixeira e Milla Prazeres na Anuga 2025, na Alemanha.

A força do cooperativismo feminino e a excelência em gestão de projetos da agricultura familiar de Goiás ganham destaque no cenário internacional. A presidente da Cooperativa das Agricultoras Familiares, Povos Tradicionais e Economia Solidária (Floryá) , Ihasminy Teixeira, e a gestora de projetos Milla Prazeres foram selecionadas para representar o Estado e o Brasil na Anuga 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada de 5 a 8 de outubro em Colônia, na Alemanha. A missão internacional foi promovida pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com apoio do Sistema OCB/GO.

A participação é ainda mais significativa porque a Floryá foi selecionada pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) para integrar uma ação especial desenvolvida pela ApexBrasil, com foco na promoção e internacionalização de cooperativas brasileiras de destaque.

Com sede em Bela Vista de Goiás, a coop é uma cooperativa formada exclusivamente por mulheres e se tornou referência nacional na promoção da igualdade de gênero, da justiça social e do fortalecimento da agricultura familiar no campo.

Para a feira, a Floryá levou potes de um mel exclusivo de flores do Cerrado, selecionado para a ocasião. Três irmãs apicultoras e cooperadas da Floryá são as responsáveis pela produção.

À frente da Floryá, Ihasminy vem desenvolvendo um trabalho transformador, promovendo autonomia econômica para mulheres agricultoras e gerando impactos sociais positivos em diversas comunidades rurais.

Sua atuação também a levou à presidência da Unicafes Goiás (Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), onde vem articulando políticas públicas, fortalecendo redes cooperativas e impulsionando o desenvolvimento sustentável em Goiás.

A missão internacional também conta com a participação de Milla Prazeres, gestora de projetos com trajetória consolidada na Fundação Dom Cabral, uma das mais respeitadas instituições de ensino e consultoria em gestão do país. Milla atua como representante técnica da missão e também integra o programa SEMEAR: Nerópolis Plantando o Futuro, que visa fomentar práticas sustentáveis, inclusão produtiva e valorização da agricultura familiar no município de Nerópolis.

A Anuga reúne, anualmente, milhares de compradores, investidores, empresas e cooperativas de todo o mundo, sendo uma vitrine privilegiada para produtos e iniciativas de impacto. A seleção de Ihasminy e Milla — ambas com atuação destacada no campo da agricultura familiar, economia solidária e inovação social — evidencia o protagonismo de Goiás nesse cenário.

Mais do que representar suas instituições, elas levam ao evento internacional as histórias de resistência, empreendedorismo feminino e inovação no cooperativismo goiano. Uma oportunidade única de colocar o Brasil, e especialmente Goiás, em destaque no mapa global da produção sustentável e da economia solidária.

Fonte: Tribuna do Planalto