O 11º Encontro de Comunicadores de Cooperativas de Goiás (Coomunica), realizado pelo Sistema OCB/GO, colocou em foco a construção da reputação e o relacionamento estratégico com a imprensa. O evento contou com palestras de especialistas e a apresentação da campanha nacional Movimento SomosCoop para 2026. A programação contou ainda com a divulgação dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo.
Na abertura, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, reforçou que a comunicação é uma diretriz estratégica para o setor. “O coop ainda é mal compreendido, as pessoas precisam enxergar a força do cooperativismo”, afirmou, destacando metas como alcançar um milhão de cooperados e representar 20% do PIB estadual. “Isso precisa ser mostrado para que a opinião pública e política saibam da nossa importância”, completou, citando o Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo como uma ação bem-sucedida.
A gerente de marketing e comunicação do Sistema OCB nacional, Samara Araújo, apresentou os planos para a campanha SomosCoop em 2026, que terá o mote “Escolha o Coop”. O objetivo é incentivar o consumo de produtos e serviços de cooperativas. Ela ressaltou que o conhecimento espontâneo sobre cooperativas saltou de 29% para 55% da população entre 2018 e 2023, resultado de ações anteriores do movimento. O lançamento oficial será em março de 2026, mas o material já está disponível para planejamento regionalizado das cooperativas.
A gestão de reputação foi tema da palestra de abertura, ministrada pela jornalista Fabrícia Hamu, diretora da consultoria GrupoDois. Com o título “Do silêncio ao protagonismo: Gestão de Reputação em Tempos de Redes Sociais”, ela alertou que reverter um dano reputacional é lento e difícil. “O boato viraliza, mas o silêncio também pode significar que você não está tomando medida nenhuma”, disse. Hamu destacou o desafio das cooperativas, que lidam com múltiplos públicos, e enfatizou que o comunicador é o “guardião da reputação”, necessitando de posicionamento ágil e estratégico.
Em seguida, o jornalista Jordevá Rosa conduziu a palestra “Construindo relacionamento com a imprensa”. Ele abordou acertos e erros na busca por espaço nos veículos, salientando que a pauta deve despertar interesse social e mostrar impacto concreto, com dados e fontes. A apresentação de histórias humanas e casos de transformação foi apontada como eficaz. Jordevá Rosa também reforçou a importância de um bom release e da preparação dos porta-vozes para entrevistas.
Premiação

O evento também foi marcado pela divulgação dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo, que distribuiu R$ 100 mil em premiações para 20 trabalhos. O concurso, dividido nos eixos Habitação, Saúde, Crédito e Geral, contemplou as categorias Texto (impresso e web), Áudio (rádio e podcast), Telejornalismo, Fotojornalismo e a categoria especial Coop, destinada a comunicadores que atuam dentro das cooperativas.
Nessa edição, houve um recorde de inscrições com 65 trabalhos inscritos, nos quatro temas propostos: Habitação, Crédito e um tema Geral. As reportagens impactaram cerca de 144 milhões de pessoas em potencial, nos mais diversos canais: TVs, rádios, portais de notícia, jornais impressos e nos canais das cooperativas, gerando significativa valoração de mídia espontânea e comprovando o quanto o cooperativismo é notícia em nosso Estado.
O 4º Prêmio contou com apoio dos patrocinadores: Sicredi, Cooperluxo, Cooperacinco, Cooperafisco, Cooper House, Dale Carnegie e Complem.
Acesse aqui todas fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjCCKdb
Acesse aqui as matérias premiadas: https://www.goiascooperativo.coop.br/vencedores-4-premio-de-jornalismo/