
O fim de ano é marcado pela redução nos estoques de sangue em todo o país. Com o início das férias escolares somado ao período de festas, os bancos de sangue enfrentam queda significativa no número de doações, enquanto a demanda por transfusões permanece alta. Para sensibilizar a população e contribuir com o abastecimento da Rede Estadual de Hemocentros, a Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico, por meio do seu braço socioambiental, o Instituto Unimed Goiânia, promove no dia 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário – uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea.
A ação será realizada no Centro de Diagnósticos Unimed (CDU), na Avenida T-7, das 8h às 15h50, com o ônibus do Hemocentro de Goiás (Hemogo) estacionado no local para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. O agendamento para doação pode ser feito através do link: https://unimed.me/mw3afs.
A data escolhida reforça o compromisso do Instituto com a comunidade. Além disso, a cooperativa médica promove em suas redes sociais a campanha “Abraço”, com a mensagem central “Doar sangue é um abraço que diz: eu estou aqui”. A iniciativa busca ampliar o engajamento de doadores regulares e incentivar novos voluntários a adotarem esse gesto de acolhimento e solidariedade.
“Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A doação é um abraço que simboliza presença, cuidado e esperança. Seguindo o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade, reafirmamos nosso compromisso com ações que promovem saúde e bem-estar para todos”, afirma o presidente voluntário do Instituto Unimed Goiânia, Frederico Xavier.
Quem pode doar?
Para realizar a doação de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis), pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. Além disso, o doador precisa ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Voluntariado em ação
Em 2025, o Instituto Unimed Goiânia consolidou sua atuação como agente de transformação social, participando de aproximadamente 130 ações que impactaram cerca de 5 mil pessoas. A entidade conta com 163 voluntários ativos. Entre as ações de destaque realizadas ao longo do ano estão o Projeto Laços, com duas edições que reuniram mais de 40 voluntários, e o Family Day Kids, evento promovido pela área de Gestão de Pessoas da cooperativa, no qual o Instituto captou 24 voluntários para atuarem como monitores infantis.
Serviço:
Unimed Goiânia promove campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea no Dia Internacional do Voluntário
Data: 5 de dezembro
Horário: 8h às 15h50
Local: Centro de Diagnósticos Unimed (CDU) – Av. T-7, 470 – St. Bueno
Fonte: Kasane