
O primeiro episódio do ano do Cerrado Cast, o podcast institucional da Unimed Cerrado, foi dedicado ao tema do cooperativismo para aprofundar o debate e atender aos pedidos dos colaboradores. Com apresentação de Fernando Gomes, coordenador de Marketing e Comunicação, participaram do bate-papo Acássia Borja, gerente de Contas e Auditoria, e Patrícia Amaral, gerente de Mercado da cooperativa de trabalho médico. As convidadas compartilharam experiências e visões sobre a importância do modelo de negócio como caminho para um futuro mais justo e colaborativo.
“Quando pensamos em cooperativismo, uma ideia muito forte que surge é a unidade na diversidade. Cada um tem sua trajetória individual, mas nossa história é coletiva. Somos diferentes em ideias, áreas de atuação e vivências, mas, no cooperativismo, buscamos um bem comum. Mais do que um modelo de negócio, é uma forma de viver e de pensar”, refletiu Patrícia Amaral.
De acordo com Acássia Borja, o papel do cooperativismo está muito ligado à conscientização para as questões sociais e ambientais. “Precisamos olhar para a sustentabilidade e para a continuidade do planeta. É fundamental que as pessoas compreendam o que o cooperativismo nos ensina: ninguém chega a lugar algum sozinho. É o senso do coletivo que faz a diferença”, revelou a gerente.
Para quem deseja se aprofundar no tema e refletir sobre o papel de cada um na valorização do cooperativismo, o Cerrado Cast, seu podcast institucional voltado a temas relevantes da cooperativa. Clique aqui e ouça o conteúdo
Identidade coop
Na Unimed Cerrado, os princípios cooperativistas estão presentes em todas as iniciativas e relações institucionais, guiando a atuação em saúde com foco na equidade, na eficiência e no cuidado com as pessoas.
Além de um modelo de negócio, o cooperativismo é uma filosofia baseada na solidariedade, na participação democrática e no compromisso com o desenvolvimento coletivo. Em sintonia com os valores que norteiam a Unimed Cerrado, o tema voltou ao centro das atenções com a proclamação de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Reconhecido por sua capacidade de promover impacto econômico e social positivo, o cooperativismo vem se consolidando como alternativa sustentável e humana diante dos desafios contemporâneos. Além de gerar trabalho e renda, esse modelo estimula a participação ativa dos cooperados nas decisões e favorece o fortalecimento das comunidades.
Para ver e ouvir o podcast, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=C66lFcFPMTg
Conheça a playlist com todos os episódios do Cerrado Cast:
https://www.youtube.com/watch?v=C66lFcFPMTg&list=PLCg9jnIR75Vn57_ETvJp-AVOKbwtbN8-l
Fonte: Comunicação da Unimed Cerrado
