Acaba de ser concluída a primeira etapa do Programa Plantar (Liderança, Ativação e Novas Trajetórias para Agricultura Rentável), iniciativa do Sistema OCB/GO que prepara o terreno para a renovação da governança nas cooperativas da agricultura familiar do Entorno do Distrito Federal e Nordeste Goiano. Nos dias 7 e 8 de maio, a equipe do Atendimento Regional desembarcou em Vila Boa e em Planaltina de Goiás para um encontro de capacitação. Agora, os 27 participantes iniciam uma trilha de oito meses de monitoramento e orientação on-line, período em que serão preparados para assumir cargos de gestão e tirar novos projetos do papel.

A sensibilização foi conduzida pela consultora Grazielly Katlen Araújo de Miranda nas cooperativas Cooperriachinho e Coopitaúna, reunindo cooperados e diretorias. O diagnóstico que emergiu dos encontros reforça um gargalo já conhecido no setor: é urgente atrair e engajar os jovens nos processos decisórios para garantir a sucessão e a longevidade das organizações.

“Essa foi uma etapa presencial de sensibilização. Agora vamos seguir com o desenvolvimento dos participantes por oito meses para que estejam aptos a assumirem cargos ou liderarem projetos novos”, explica a analista de cooperativismo do Sistema OCB/GO no Entorno do DF e Nordeste Goiano, Leiliane Nunes. 

Com metodologia própria — a Trilha Estratégica de Construção de Lideranças e Renovação nas Cooperativas —, o Plantar estruturou o primeiro módulo em torno de autoconhecimento, protagonismo, perfil comportamental e visão de futuro. Os cooperados também responderam a diagnósticos de maturidade cooperativista e liderança jovem, que servirão de bússola para as próximas fases.

A trilha prevê ainda devolutivas individuais, elaboração de planos de desenvolvimento e acompanhamento contínuo para que os participantes ganhem musculatura e ocupem, de fato, os espaços de governança. Mais do que um curso, o programa se propõe a cultivar lideranças enraizadas na realidade local, mirando a perenidade do cooperativismo regional. “O Plantar nasce para valorizar pessoas, histórias e o potencial transformador das comunidades cooperativistas do Entorno e Nordeste Goiano”, resume a analista Leiliane.