Com o tema “Conectar para melhor cuidar”, o Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins (Sueco) será realizado entre os dias 16 e 18 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento terá debates sobre reforma tributária, compliance, mercado, gestão em saúde, tecnologia, marketing e inovação. A expectativa é reunir cerca de 400 participantes. O simpósio contará com 18 palestrantes e 32 patrocinadores.

O lançamento da 28ª edição do Sueco foi um dos destaques da reunião do Conselho Federativo da Unimed Federação Centro Brasileira, realizada na última sexta-feira (29/05). Coordenado pelo presidente da Federação, Martúlio Nunes Gomes, o encontro reuniu os diretores Washington Luiz Ferreira Rios (vice-presidente), Walter Cherubim Bueno (diretor superintendente) e Renato Azevedo (diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional) e presidentes das Unimeds federadas.

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados financeiros referentes aos meses de março e abril e o andamento de projetos estratégicos da Federação. Entre os temas debatidos esteve a Capacitação Técnica sobre a Reforma Tributária, voltada para profissionais das áreas de contabilidade e administração vinculados às Singulares e aos cooperados. O curso será híbrido, com início em 15 de junho, inscrições abertas até 8 de junho e workshop presencial previsto para outubro.

Outro destaque foi a pesquisa de qualificação da rede credenciada, realizada em parceria com a Faculdade Unimed. Após a conclusão da avaliação da rede própria, o trabalho com a rede credenciada começou em janeiro deste ano e deve ser concluído até fevereiro de 2028. Segundo Martúlio Nunes Gomes, a mensuração permitirá avaliar com mais precisão a situação da rede. A Federação vai apoiar as federadas nesse trabalho.

O diretor superintendente Walter Cherubim Bueno apresentou o andamento do projeto estratégico voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que busca fortalecer as federadas na gestão assistencial, regulatória e clínica.

A pauta incluiu ainda o reposicionamento do Comitê de Mercado da Federação, iniciativa voltada ao fortalecimento da inteligência de mercado, gestão da informação e modernização dos processos de relacionamento e vendas. O primeiro encontro com operadoras de pequeno porte está previsto para 16 de junho. Após a reunião do Conselho Federativo, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberações sobre a reforma do Estatuto Social da Federação.