Os cuidados com um dos públicos mais importantes para o Sistema Unimed, os cooperados, deve ser foco de atenção constante. Pensando nisso, a Unimed Federação Centro Brasileira promoveu o Workshop de Melhoria Contínua – Programa de Gestão de Relacionamento com o Cooperado, de forma presencial, na terça-feira (4/08).

Com início em 2023, os ciclos anuais do programa incluem seminários para aprendizado e trocas de experiências. “Nesses encontros, conseguimos identificar aqueles pontos que as Singulares têm mais dificuldade de execução”, relatou a palestrante Thais Jerônimo, especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico.

Além de reconhecer os desafios, as Singulares participantes também aprendem estratégias para superá-los e ampliarem a excelência de seus processos de relacionamento com os médicos. “Neste ano, queremos entender os impactos (das ações) na ponta do processo. Por isso, estamos trabalhando os indicadores”.

A especialista, que atua há 20 anos no cooperativismo, listou três fatores a serem analisados: atratividade, especialmente em relação à nova geração de médicos; satisfação, que inclui ainda a possibilidade de indicações da Unimed; e retenção.

“Na retenção, avaliamos quantos cooperados têm pedido para sair da Unimed. Em alguns casos, mesmo satisfeitos, pode-se iniciar um movimento externo, como perceber que algumas Unimeds não estão bem e, assim, resolver sair por receio de ter problemas financeiro”, esclareceu Thais.

Durante o Workshop, ela abordou detalhes do sistema eletrônico do programa, governança, pontuação por performance, relacionamento com as secretárias e cases de sucesso, entre outros assuntos.

Mesmo com a diversidade de temas do evento, algo ficou em evidência: a necessidade de não esperar o problema acontecer, mas agir com proatividade. “Hoje, nós já conseguimos ter movimentos mais pró-ativos, de ir até o cooperado, entender o que ele precisa para, em seguida, pensar em ações”, destacou.

Para o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional da Federação, Renato Azevedo, é preciso sempre lembrar que a base do Sistema Unimed é formada pelos cooperados. “Se não tratarmos bem esses profissionais, mais cedo ou mais tarde, teremos problemas. Devemos acompanhar a evolução da medicina e das faculdades, pois cada vez mais dependemos dos cooperados”.

Participaram do evento, representantes das federadas Unimed Anápolis, Unimed Catalão, Unimed Goiânia, Unimed Gurupi, Unimed Morrinhos, Unimed Oeste Goiano, Unimed Regional Sul Goiás e Unimed Rio Verde.