“Mudanças favorecem a mente preparada”, foi assim que Romeo Busarello encerrou a sua palestra que marcou o 9º Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas de Goiás (Coomunica), no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. O especialista em marketing foi convidado do Sistema OCB/GO para falar do tema: O futuro da comunicação e a comunicação do futuro.

Antes da palestra, na abertura do evento, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de trabalhar a divulgação do sistema cooperativo. “Ainda temos dificuldade em passar o que é nosso modelo de negócio para as pessoas entenderem. O cooperativismo, às vezes, não é entendido tão bem, mas é competitivo, inclusivo, solidário. E o grande diferencial são os sete princípios”, salientou. 

O 9° Coomunica contou com o patrocínio da Unimed Federação Centro Brasileira. O presidente da cooperativa, Danúbio Antônio de Oliveira, também participou da abertura do evento e ressaltou a função estratégica do Coomunica para o cooperativismo em Goiás. “O Coomunica é um marco na nossa comunicação. Tem colaborado com o fortalecimento do setor. Porque a comunicação é uma poderosa ferramenta, ela tem potencial de disseminar os princípios do cooperativismo. Podemos contar histórias inspiradoras que nascem nas cooperativas. Citar conexões significativas entre as coops e sociedade”, disse. 

Projetos

Para que os comunicadores da cooperativas conheçam as ações que o Sistema OCB/GO está realizando, o coordenador de marketing do Sistema OCB/GO, Fábio Salazar, apresentou uma série de projetos. Dentre eles, a formação de uma rede de comunicadores constituída por profissionais das cooperativas goianas. “O objetivo é construir a comunicação juntos”, definiu. 

A redatora-chefe de jornalismo do Sistema OCB/GO, Lídia Borges, apresentou também os canais de comunicação da entidade, como o site Goiás Cooperativo, a newsletter, boletim de notícias, podcast e canal no YouTube. “A gente também faz o apoio para a imprensa, indicando personagens e cooperativas, fazendo esse elo com as nossas cooperativas”, explicou. 

Futuro 

Romeo Busarello tem experiência acadêmica de mais de 20 anos e foi indicado em 2011 ao prêmio Caboré, o mais importante reconhecimento concedido aos profissionais da área no mercado brasileiro. Mas logo no início de sua palestra, fez questão de dizer que os 42 anos de experiência no setor significam pouco diante de um cenário com tantas transformações e novidades constantes. 

Em um cenário dinâmico, de mudanças no mercado e na sociedade, Busarello ressaltou a necessidade rotineira de capacitação, mas aconselhou aos comunicadores que façam cursos rápidos. “Não há mais tempo de ficar dois anos esperando uma formação”, apontou. 

Busarello também alertou que atualmente é mais importante o ecossistema do que o ego pessoal, ou seja, é preciso valorizar os relacionamentos, aprender com o outro. “Para se conectar com as novidades que tem no mercado é preciso se relacionar, conversar”, disse. “Uma empresa só aprende por meio de pessoas que aprendem”, completou.

O Coomunica é promovido anualmente pelo Sistema OCB/GO e tem o objetivo de capacitar comunicadores e jornalistas das cooperativas goianas, fomentando o debate sobre a comunicação específica das cooperativas e do movimento cooperativista de Goiás.