“Criar novos hábitos é o grande desafio da atualidade na busca por saúde e bem-estar”, alertou Marcio Atalla durante palestra ministrada na manhã desta segunda-feira (26), na Casa do Cooperativismo Goiano. O auditório do Edifico Goiás Cooperativo ficou repleto por uma plateia formada por pessoas interessadas nas dicas do educador físico e consultor empresarial para qualidade de vida.

A palestra ‘Saúde e qualidade de vida” marcou a abertura da Semana do Cooperativismo 2023 que este ano traz o tema ‘Cooperar faz bem para a saúde’. Segundo o especialista, “a medicina nos dá mais anos de vida, mas precisamos ficar atentos em como estamos vivendo esses dias a mais”. Com uma apresentação sobre os quatro pilares da longevidade e saúde que são o movimento (exercício físico), a alimentação, a mente e o sono, Marcio Atalla compartilhou dicas e orientações com cooperados, colaboradores de cooperativas, autoridades políticas e convidados.

Dia C Goiás 2023

O presidente do Sistema da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, abriu a solenidade de lançamento do Dia C Goiás 2023 agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância do tema saúde na edição deste ano. “Há três anos usamos um tema como eixo temático para aumentar a abrangência e a visibilidade do Dia C Goiás, sempre buscando atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) e o sétimo princípio do cooperativismo, que é interesse pela comunidade”, reforçou o presidente.

Na oportunidade, Luís Alberto realizou a entrega oficial do relatório da Expedição Rio Meia Ponte para a vereadora Kátia Maria (PT). A iniciativa, proposta pelo Sistema OCB/GO no Dia C 2022, integrou as atividades de educação ambiental da Campanha Dia C Ambiental, que teve como tema “Cooperar é da nossa natureza”.  A vereadora elogiou o projeto que teve a liderança do ambientalista Luiz Roberto Botosso Júnior e agradeceu a parceria. “É um compromisso do meu mandato defender e lutar pela qualidade da água fornecida para a população de Goiânia e também pela preservação do nosso Cerrado”, declarou a parlamentar que é responsável por uma expedição pela preservação ambiental do Rio Meio Ponte com a participação de várias entidades como a UFG, IFG e Saneago.

Exercícios e alimentação

Durante mais de uma hora de palestra, Marcio Atalla apresentou dados sobre a saúde das pessoas na atualidade e relacionou os principais vilões na busca por qualidade de vida como a falta de movimento da sociedade digital e a grande oferta de alimentos. “Nossos avós gastavam cinco vezes mais calorias que gastamos hoje. Vivemos em um ambiente que não exige que as pessoas se movimentem no dia a dia”, alertou Atalla. “Só se cria novos hábitos se houver repetição com pequenas modificações que são possíveis de se repetir com frequência. Assim, conseguimos praticar mais atividades físicas e melhorar a qualidade da nossa alimentação”, orientou Atalla.

Ao final do evento, o palestrante ainda tirou as dúvidas de vários presentes. Sílvia Cunha, de 63 anos, representante do Sicoob Crediadag, participou relatando que pratica dança todos os dias, mas tinha receio de fazer musculação. Marcio Atalla elogiou a prática da cooperada e a orientou a começar na academia apenas os exercícios com peso, já que ela já pratica um ótimo exercício aeróbico. “Eu adorei a palestra, aprendi muita coisa importante. Vou seguir as novas orientações e agradeço ao Sistema OCB/GO pela oportunidade”, disse Sílvia.