No último sábado (10), dia da última reunião ordinária do ano, a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte Goiano (Coopermel) realizou uma ação ambiental com foco nos propósitos do Dia C Ambiental 2022. Em parceria com viveiros da região e também com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porangatu, o evento contou com a distribuição de plantas típicas do Cerrado para os cooperados. A Coopermel recebeu a doação de 1500 mudas que também serão distribuídas para parceiros e comunidade em geral.  

Na oportunidade, os participantes também discutiram sobre a importância da preservação das nascentes dos rios do Norte de Goiás. Convidada pela cooperativa, a secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Francisca Mendes (Chica), destacou a sua preocupação com as áreas degradadas presentes nas nascentes. “Nossos rios são principal acesso ao Rio Tocantins. Vamos buscar projetos que possam recuperar as Áreas de Proteção Permanente (APPs) dessa região”, anunciou. 

Balanço 

No encontro de confraternização, os cooperados aproveitaram para fazer um balanço das atividades da Coopermel em 2022 e colocaram em discussão novos projetos para o próximo ano como a construção de uma fábrica de polpas de frutas. “A ideia é agregar valor aos frutos já produzidos pelos representantes da Agricultura Familiar, aumentando a fonte de renda e melhorando a qualidade de vida de todos”, disse o presidente José Renato de Freitas Almeida.