Com várias ações sociais, empreendedorismo e educação financeira, o Instituto Sicoob impactou mais de 50 mil pessoas durante o ano de 2022. O resultado foi apresentado em Goiânia, em um evento com a presença de muitos voluntários das atividades realizadas, além de convidados e atrações artísticas. 

Eduardo Trigueiro, Pessoa de Planejamento Estratégico do Instituto Sicoob em Brasília, destacou que é muito gratificante presenciar o trabalho desenvolvido nas comunidades. “As pessoas trabalham muito e isso até nos emociona. Tem todo um planejamento para transformar a vida dos mais necessitadas e o Instituto Sicoob entende o que a comunidade precisa”, reforçou. 

O Instituto Sicoob tem a missão de difundir a cultura cooperativista e contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades por meio das 21 cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni, em ações conjuntas e também em projetos específicos. “Essas ações também fortalecem o nome do Sicoob na sociedade, com as crianças e os adultos entendendo o que é a instituição”, afirmou Eduardo. 

Números expressivos  

A apresentação destacou as várias ações realizadas pelo Instituto Sicoob e, consequentemente, a quantidade de pessoas impactadas no ano de 2022. Só com a Global Money Week, uma campanha sobre conscientização financeira para crianças e jovens, foram mais de 13 mil pessoas. Já em relação à Coleção Financinhas, mais de 3.600 crianças tiveram a oportunidade de aprender educação financeira de forma lúdica com o apoio de três livros.

Em julho, na Semana do Cooperativismo, no evento do Dia C, mais de 10.400 pessoas foram alcançadas com diversas atividades realizadas pelas singulares da Central Sicoob Uni. O instituto ainda levou 900 crianças carentes de escolas públicas de Goiânia ao Parque Happy Land. Os meninos e meninas brincaram, conheceram o Espaço Sicoob Futuro e ainda aprenderam sobre cooperativismo. Outra ação realizada foi a Campanha do Agasalho com mais de 500 famílias atendidas. Com todas essas atividades, o Instituto Sicoob conseguiu reforçar o interesse pela comunidade e o voluntariado. 

“O Instituto Sicoob permitiu que essa sinergia de trabalho fosse articulada criando uma troca de experiência e isso tem trazido muito resultado e causa também muita satisfação”, disse Argemiro Mendonça, membro do Comitê Social Estratégico e presidente do Sicoob Engecred, que agradeceu a equipe que coloca a mão na massa. “A gente busca com as ações sociais devolver à comunidade uma parte do que a gente consegue realizar”, finalizou. 

Atrações  

A noite ainda contou com uma programação especial. Antes da apresentação dos números, a banda do Projeto Talentos de Mãos Dadas se apresentou. O grupo é composto por quatro adolescentes alunos do projeto, que foram descobertos em uma parceria entre o Sicoob Engecred e a Escola de Música Ivana Bontempo.  

No fim, ainda houve a apresentação de uma peça de teatro sobre educação financeira. Caio e sua turma mostraram como é possível uma família mudar o comportamento em relação ao dinheiro e como organizar as finanças com mudanças simples e diárias. 

Fonte: Comunicação da Central Sicoob Uni