O açafrão da região de Mara Rosa foi homenageado durante o Connection Experience, evento realizado em Gramado, na Serra Gaúcha, no final de maio. O objetivo do evento é valorizar a identidade de produtos de um território específico no Brasil. A agricultora da Cooperaçafrão, Magna de Fátima Leles Vieira Moreira Pimentel, recebeu o reconhecimento por produzir seguindo os critérios da Indicação Geográfica (IG).
“Foi um orgulho participar do evento e também uma oportunidade de conversar com compradores do exterior para apresentar nosso produto”, conta Magna. De acordo com dados do Sebrae, o fato de um produto possuir a indicação geográfica possibilita um aumento médio de 20% a 50% na sua valorização no mercado. Só a Europa possui 3.300 produtos com indicação geográfica, enquanto no Brasil há apenas 102.
A região de Mara Rosa é responsável por cerca de 90% da produção goiana de açafrão, representando 26% da produção nacional. O açafrão da região pertence à espécie Cúrcuma longa, originária da Índia. Sua produção é usada na indústria de alimentos como temperos, mostarda, condimentos, massas e margarinas. Os corantes do produto também podem ser usados na indústria cosmética, têxtil e farmacêutica.