Suyane levou a família para participar do Dia do Cooperativismo de Anápolis

A filha de 19 anos da cabeleireira Suyane Dias Ferreira trabalha no Sicredi e é uma das pessoas que o cooperativismo anapolino emprega na cidade. Na manhã deste sábado (30/09), a família esteve no Feirão do Reny Cury para participar da primeira celebração do Dia do Cooperativismo de Anápolis. “Ela veio como voluntária para colaborar no estande do Sicredi e nós viemos para aproveitar tudo que está sendo oferecido aqui”, conta.

O evento inédito foi realizado por cooperativas de Anápolis, Sistema OCB/GO e Prefeitura. Foram oferecidos vários serviços de atenção à saúde, educação e entretenimento gratuitos para a população. Segundo estimativa da organização, três mil pessoas estiveram no local durante as quatro horas de programação.

Suyane estava acompanhada das outras duas filhas de 9 e 12 anos e conta que a manhã foi muito divertida para as crianças. “Elas adoraram a oficina de slime e brincaram muito no pula-pula”, diz. Enquanto isso, a cabeleireira aproveitou para colocar a saúde em dia, no estande da Unimed Anápolis e também da Secretaria Municipal de Saúde, presentes no local. “Eu aproveitei para agendar alguns exames, foi muito rápido e vai me ajudar muito pela praticidade”, afirma.

A cabeleireira elogiou a iniciativa de celebrar o Dia do Cooperativismo e ao mesmo tempo oferecer serviços e entretenimento para a população. Como a filha trabalha no Sicredi, Suyane já conhece um pouco do cooperativismo, mas acredita que eventos como esse ajudam a divulgar o modelo de negócio para mais pessoas. “Precisam conhecer, o cooperativismo é diferente”, elogia. 

Crianças se alongam antes de participarem de uma corrida, no Dia do Cooperativismo de Anápolis

Cooperativismo

Além de oferecer uma manhã de entretenimento e acesso a uma série de serviços de saúde, a celebração do Dia do Cooperativismo, em Anápolis, também possui o caráter de promoção do modelo de negócio cooperativista. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, acredita que a população precisa conhecer o cooperativismo para que desenvolvam sua capacidade de empreender. “À medida que a população conhece o cooperativismo, eles começam a ser mais empreendedores, unindo o talento individual de cada um para se tornarem donos de um empreendimento coletivo”, aponta. “É importante difundir esse modelo econômico que visa resultados, claro, mas não deixa de ter essa sensibilidade social que nós mostramos aqui hoje”, completa.

O Dia do Cooperativismo em Anápolis contou com parceria da prefeitura local na organização e no oferecimento de ações prestadas por secretarias municipais, na área da saúde, educação e serviços sociais. O secretário municipal de educação, Alex Martins, representando o prefeito Roberto Naves, esteve durante toda a manhã no evento. 

Assim como Luís Alberto Pereira, Alex ressaltou o caráter empreendedor do cooperativismo. “Sabemos que o brasileiro, o goiano, o anapolino, eles se reinventam e conseguem, apesar das dificuldades, garantir seu ganha-pão, montar seu negócio e sabemos que o cooperativismo oferece ferramentas para isso”, pontua.

Luís Alberto Pereira ao lado do secretário municipal de educação de Anápolis, Alex Martins

Oficial

Em julho, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, apresentou um Projeto de Lei para instituir o Dia do Cooperativismo no calendário oficial do município. Atualmente, o projeto está na Câmara de Vereadores esperando a aprovação. Alex Martins comentou sobre a oficialização da data. “Depois de um pedido das cooperativas locais e do Sistema OCB/GO para que essa data entrasse no calendário oficial, já tivemos uma conversa com o prefeito e ele apresentou o projeto de lei. É uma alegria muito grande darmos passos largos no sentido de que isso se firme, sim, no calendário oficial”, confirmou o secretário.

Cooperativas

Atualmente, nove cooperativas têm sede em Anápolis, nos ramos de saúde, crédito, transporte, consumo, trabalho e produção de bens e serviços. Juntas, possuem quase 40 mil cooperados. 

A celebração do primeiro Dia do Cooperativismo na cidade contou com o empenho de cinco delas. A Unimed Anápolis ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, atividades laborais e orientações sobre exercícios físicos, avaliação de fisioterapia, orientação nutricional.

Outras cooperativas realizaram ações voltadas para a educação financeira, como o Sicoob Unicentro Norte Brasileiro e o Sicredi. Em seus estandes, as duas cooperativas de crédito realizaram oficinas de educação financeira para crianças e adolescentes, com distribuição de brindes e brincadeiras. Já a Unitran tirou dúvidas da comunidade sobre processos de habilitação, multas, pontuação e distribuiu panfletos sobre direção defensiva.

Crianças também aprenderam sobre saúde bucal

A Cooperbana (Cooperativa de Serviços e Consumo dos Bancários de Anápolis) também esteve presente e, além da distribuição de brindes e lanches, focou na educação cooperativista, distribuindo panfletos e folders que apresentam o modelo de negócio para a população. 

A presidente da Cooperbana, Catarina Naghettini, acredita que o evento é uma oportunidade de apresentar o cooperativismo aos anapolinos. “Que esse seja o primeiro de muitos. O cooperativismo encanta e que Anápolis conheça muito mais o cooperativismo daqui para frente”, disse.