Em artigo publicado nesta quarta-feira (2), no jornal O Popular, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, analisa o crescimento da OCB/GO ao completar 68 anos de atuação pelo cooperativismo goiano. Confira o artigo abaixo:

A casa do cooperativismo

O cooperativismo goiano se consolidou como uma força econômica em Goiás, representando atualmente mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Somente em número de cooperados, hoje somos mais de 600 mil e Goiás, fruto do trabalho realizado nas últimas sete décadas.

Desde a criação da primeira entidade de representação do cooperativismo goiano, à época denominada de União das Cooperativas no Estado de Goiás (Uceg), podemos afirmar com orgulho que o setor avançou muito. Em 68 anos de atuação, completados em 2 de outubro, o Sistema OCB/GO apoiou e cresceu junto com o cooperativismo goiano, investindo de forma intensiva em capacitação dos recursos humanos e na profissionalização da gestão das cooperativas.

Com essa estratégia, o setor se desenvolveu ao ponto de influenciar, por meio de sua representação, na definição de importantes políticas públicas e, consequentemente, no destino do nosso Estado.

Criamos os Núcleos Regionais Cooperativos, medida que descentralizou as ações do Sistema OCB/GO e fortaleceu as cooperativas. Em parcerias com diversas prefeituras e cooperativas locais, promovemos a celebração do Dia do Cooperativismo, com eventos que fomentam a cultura cooperativista e levam serviços gratuitos à população dos municípios.

Aprendemos que estabelecer uma comunicação simples, direta e contínua com a sociedade é fundamental para divulgar os efeitos positivos das ações e dos negócios cooperativos, que beneficiam os cooperados, que são os sócios das cooperativas, e toda a comunidade em que estão inseridos. E preciso ter bons argumentos para que as pessoas prestem atenção em nós e se interessem pelo modelo cooperativista.

Para merecer essa atenção, não nos cansamos de criar e desenvolver novas ideias e projetos que possam realmente contribuir para uma sociedade melhor e para a preservação do meio ambiente.

Quando a fome atingiu os mais vulneráveis, durante a pandemia de Covid-19, não hesitamos em repetir por dois anos seguidos a mesma campanha de arrecadação de alimentos. Movimentamos as cooperativas em todo o Estado. Quando percebemos que a degradação do nosso rio Meia Ponte se agravavarapidamente, fizemos uma campanha para retirar uma grande quantidade de lixo do seu leito.

Nos dois casos, o exemplo fez reverberar para além de nossas fronteiras a mensagem de que é preciso estar atento e cuidar das pessoas e do meio ambiente. A todo momento, todos temos alguma contribuição a dar. Nenhuma conquista ou reconhecimento se dá por acaso, é preciso trabalhar duro, de forma planejada, organizada e estar convencido de que o esforço vale o tempo e a energia empregados.

Boa parte da recompensa por nossas ações de promoção do cooperativismo já é uma realidade. Em 2022, estabelecemos a meta de alcançar, até 2027, 600 mil cooperados. Chegamos, já em 2023, a 610 mil cooperados, o que mostra que nossa mensagem está sendo absorvida pela população goiana. E esse o reconhecimento que queremos agora e para o futuro que, temos certeza, será ainda mais cooperativo.

Luís Alberto Pereira
Presidente do Sistema OCB/GO