Assembleia Geral Extraordinária foi realizada quarta-feira (30), de forma híbrida, e com votação eletrônica
A OCB/GO realizou na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com as suas cooperativas filiadas. A reunião foi realizada de forma híbrida, por meio virtual e presencial, no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. Dentre as pautas que foram apreciadas e deliberadas estiveram a fixação dos valores e formas de pagamento das contribuições devidas pelas cooperativas para o exercício 2023, o plano de Atividades e a Proposta Orçamentária também para o ano que vem. Todas foram aprovadas por unanimidade. A votação foi feita totalmente on-line, sendo que o sistema foi acessado pelos representantes das cooperativas filiadas por meio de um QR Code, para os presentes, e por um link, para os participantes virtuais.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, apresentou resultados dos principais projetos desenvolvidos em 2022 como o do Sistema Itinerante que percorreu 16 mil quilômetros em Goiás, visitando 206 cooperativas e 43 agências de crédito em Goiás. Sobre a contribuição de manutenção ficou decidido que mesmo que a receita da cooperativa cresça, ficará valendo o valor do ano anterior, congelando a tabela. Também foi apresentada a proposta orçamentária para o ano seguinte, com previsão de aproximadamente R$ 10 milhões, e a prestação de contas de 2022. “Com esses números vemos que estamos saudáveis, o que nos coloca em condições de investir no cooperativismo”, explicou o presidente.
Pelo balanço deste ano, houve aumento da receita e diminuição da despesa, ocasionando uma sobra que deve ser investida, por exemplo, na futura melhoria da identidade visual do prédio do SESCOOP/GO e também na construção de um novo espaço de convivência para as cooperativas, no Edifício Goiás Cooperativo. O RoofCoof deve ser construído na cobertura do edifício após aprovação do projeto pela Câmara Municipal de Goiânia. Durante a AGE, os dirigentes e representantes de cooperativas também acompanharam os detalhes do plano de atividades baseado nas diretrizes estratégicas de gestão e governança, representação, mercado, comunicação, inovação e intercooperação.